Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Infantil

Nome*:Jéssica Mezzomo
Email:132036@upf.br
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Infantil
Título provisório do projeto:Adaptação escolar
Problema central da pesquisa:A adaptação escolar é um processo difícil, porém importante.Sendo assim, qual é o papel dos pais na adaptação escolar dos filhos?
Objetivos da pesquisa:Conhecer o papel dos pais na adaptação escolar das crianças.
Justificativa:Eu escolhi a área da pré- escola, pois adoro crianças, porém não tenho experiência na área mas mesmo assim essa área me chama atenção pelo fato de trabalhar com crianças nas primeiras fases de suas vidas, antes da sua entrada no ensino fundamental, onde normalmente ocorre no período de três a seis anos.
Nessa educação, as crianças são estimuladas através de jogos, brincadeiras, enfim, atividades que exercitam as capacidades motoras e cognitivas que auxiliam as descobertas e iniciam o processo de alfabetização.
A educação pré- escolar é ministrada em estabelecimentos educativos de vários tipos como creches, pré-escolas, jardins de infância, onde os objetivos são de promover o desenvolvimento pessoal e social e favorecer a inclusão da criança em grupos sociais.
Com isso nos possibilita participar ativamente no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, pois a educação pré-escolar é a primeira fase da criança na escola, ou seja, é a partir daí que podemos influenciar como profissionais para tornar cidadãos honestos, cumpridores de seus deveres, para que futuramente possam contribuir para um mundo melhor.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa de campo
Coleta de dados:Irei realizar uma pesquisa de campo, em uma escola estadual, onde pesquisarei sobre o papel dos pais na adaptação escolar das crianças, farei uma mesa redonda com os pais para discutir os problemas, os desafios, as conquistas, as dificuldades, contudo, farei a pesquisa no momento em que os pais levarão as crianças para a escola, por isso farei a pesquisa na mesma escola, com os pais das crianças que à frequentam.
Referências bibliográficas:www.aei.es/quipu/portugal/preescolar.pdf
DEMO,Pedro.Educar pela pesquisa,autores associados,8ªedição,pag.5-38.
MACHADO, José Ricardo; Marcus Vinicius. Recriando a Psicomotricidade. Rio de Janeiro: Sprint, 2010.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...