Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Infantil

Nome*:Katherine Brusque de Medeiros
Email:kathe_x_@hotmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Infantil
Título provisório do projeto:A socialização e o brincar da criança com objetivo pedagógico
Problema central da pesquisa:O projeto visa analisar a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, sob a visão psicopedagogia. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil.
Objetivos da pesquisa:Neste projeto investigaremos as relações que professores de Educação Infantil estabelecem com as brincadeiras, tanto em sua história pessoal, vivida durante a infância, como em suas práticas pedagógicas e de formação, buscando apreender em seus depoimentos as suas concepções sobre a infância, o brincar e a Educação Infantil.
Justificativa:Optei pela área da Educação Pré-Escolar por já atuar nela. Fazem quase dois anos que trabalho em uma escola particular de Passo Fundo como estágiaria e gosto muito do que faço. Pretendo após formada, seguir nessa área para que futuramente possa abrir uma escolinha para com a educação infantil. Creio que me identifico com essa área por gostar muito de crianças, de cuida-las e educa-las. A cada dia que passo em sala de aula com os pequenos, sinto que estou no caminho, e profissão certa. Pois me sinto bem em fazer o que eu faço, poder amar e ao mesmo tempo eduacar crianças tão pequenas que mesmo não parecendo, o papel do educador é fundamental para seu desenvolvimento futuro. Estou no segundo semestre de faculdade, pode haver mudanças em minhas escolhas como profissional,(area em que vou atuar) porém, pretendo com toda certeza seguir como pedagoga, pois acho uma profissão muito importante para a formação de qualquer cidadão.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa de campo
Coleta de dados:Para realizar este trabalho, utilizarei a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema. Juntamente com uma pesquisa de campo direcionada a entrevistaas com professores e com a equipe diretiva de uma determinada escola. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar em especial na vida da criança.
Referências bibliográficas:- O Corpo e o Lúdico Ciclo de Debates Lazer e Motricidade
Heloisa Turini Bruhns e Gustavo Luis Gutierrez
- Redim, Euclides - O espaço e o tempo da criança: Se der tempo a gente brinca!/ Euclides Redin. - Porto Alegre : Mediação, 1998.
85p. (Caderno Educação Infantil, v. 6 )


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...