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Projeto de pesquisa: Educação Especial

Nome*:Laura Helena Sasias
Email:laurasasias@hotmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Especial
Título provisório do projeto:Uma Inclusão Especial
Problema central da pesquisa:Atualmente, já se tornou uma realidade nas redes públicas de ensino, alunos com necessidades especiais frequentarem a escola em salas de aula com inclusão. Isso é importante para que, "independentemente do tipo de deficiência e do grau de comprometimento, possam se desenvolver social e intelectualmente na classe regular" (BENITE, BENITE, PEREIRA, 2011, p. 48).Existem muitos problemas que impedem que a educação inclusiva atinja o objetivo desejado, um deles é o despreparo dos professores. Como tentar reverter essa situação?
Objetivos da pesquisa:Fornecer uma capacitação adequada e de livre acesso na área da educação especial para professores e funcionários de escolas regulares oportunizando um melhor atendimento para os alunos com necessidades especiais.
Justificativa:Dentro da Educação Especial que é o tema abordado por mim, escolhi o tema Educação Inclusiva, pois as duas precisam andar juntas para que haja resultado. A Inclusão é uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.
Não podemos falar na Inclusão apenas dentro das escolas e ambientes educacionais, mas a Inclusão precisa estar presente nas ruas com a acessibilidade, em bancos, na fila de um mercado, nas palestras dadas pelo município, em bibliotecas, nos veículos de locomoção, nas praças, enfim. A Inclusão precisa sair da porta da escola para fora, tem que estar presente em todos os ambientes, seja para cegos ou deficientes visuais, surdos ou deficientes auditivos, pessoas com deficiências, gestantes, síndromes, dificuldades de locomoção entre tantos os outros problemas especiais que muitos necessitam.
Por ser um processo difícil e lento, não há como exigir que tudo se cumpra junto, não há como estipular datas, e nem acreditar que tudo vá ser realizado, O que precisamos é caminharmos aos poucos junto com a Inclusão, e irmos adaptando o nosso meio para que assim como nós, ditos "normais" possamos estar juntos com portadores de necessidades especiais que possuem por lei os mesmo direitos que nós.
É hora de começar a por as leis em práticas, pode ser aos poucos, um passo de cada vez, primeiro uma adaptação aqui, depois uma melhora lá, mas precisamos que a Inclusão se faça presente no nosso meio.
Natureza da pesquisa:Solucionar um problema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa de campo
Coleta de dados:A minha pesquisa será realizada através de entrevistas com professores e secretaria municipal de educação.
Referências bibliográficas:ARANHA, Maria Salete F . 1. Educação inclusiva. 2. Educação infantil. 3. Diretrizes da educação. I. Brasil.Secretaria de Educação Especial. II.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação.1996.
Brasil Escola: http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/educacao-inclusiva.htm


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