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Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar

Nome*:Ana Angelica Rosa
Email:anynharosa14@hotmail.com
Curso:Pedagogia Lagoa Vermelha
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:A Importância do Brincar na Pré-Escola.
Problema central da pesquisa:Educar envolve prazer. Assim como os alunos precisam aprender ser feliz e ter prazer os educadores, sejam eles pais ou professores precisam primeiramente ser feliz e transmitir essa felicidade. As atividades que se transformam pesadas e rotineiras acabam desmotivando a criança a estudar. O tempo das crianças hoje é habitualmente saturado por deveres, restando pouco tempo para desenvolverem atividades ludico-criativas.
Saber educar é basear-se no prazer e na alegria. Isso envolve o saber brincar e a ludicidade, que revelam e apóiam o desenvolvimento da criança (aluno). A ludicidade é envolvente, desenvolve varias habilidades: descobertas, socialização, criatividade e responsabilidades na criança.
Em relação a brincadeiras e jogos sempre haverá diversão e aprendizado, e a insatisfação vem somente na hora de ter que deixá-los. Os jogos são um ótimo exemplo de atividades lúdicas, que desenvolvem e estimulam o crescimento físico e mental e proporcionam liberdade de expressão para os participantes.
Nas escolas o lúdico dispõe dentre outros espaços as ludotecas/brinquedotecas que oferecem para as crianças alegrias e o resgate do brincar. Segundo o escritor Marcos T. P. de Almeida as brinquedotecas são um mundo de brinquedos novos, usados, coloridos, de plástico e etc. São objetos que na estante não tem vida, mas nas mãos das crianças criam vida.
Brincar é um investimento e não perda de tempo. O brincar está associado ao vinculo de laços sociais e afetivos, envolvendo pais e professores, com papel de interagir, participar, estar de corpo e alma animados, observar, acolher e cativar. Dar à criança a capacidade de liberdade para agir e explorar é enriquecedor, possibilitando-as a serem responsáveis pelas suas ações.
Diante do contexto acima me questionei sobre inúmeras questões, o tema que move a pesquisa é: A Importância do Brincar na Pré-Escola, e a pergunta que orienta o trabalho é: Como inserir o brincar no ambiente pedagógico sabendo a sua verdadeira importância para a aprendizagem?
Objetivos da pesquisa:Analisar a importância do brincar no processo de aprendizagem e desenvolvimento escolar nas séries iniciais em relação à contribuição na formação de sujeitos conscientes e capazes.
Justificativa:As idéias que seguem fazem referencia a aspectos que justificam minha pesquisa sobre
a importancia do brincar na pré escola. Destaco alguns como mais importantes. São eles: profissional, institucional e familiar.
Em primeiro lugar destaca-se o aspecto profissional. A brincadeira, sendo um instrumento de aprendizagem é um tema de extremo interesse dos profissionais. É vista como um recurso pedagógico super-ativo e incentivador. Um profissional que faz a criança se envolver em suas aulas sempre será o mais admirado e escolhido pelos alunos. Ser dinâmico nas series iniciais alem de ser importante é fundamental. É incentivar as crianças a gostar do ambiente e querer fazer-las estar presente de corpo e alma. O sentido do brincar se encontra no cativar, incentivar e ensinar a criança a gostar daquilo que para ela não seria tão motivador.
Todo profissional que trabalha com as crianças jamais deve deixá-la presa, pois os sentidos mais importantes são expostos quando livres. E um bom profissional atinge sua satisfação no momento em que vê seus aprendizes felizes e motivados buscando aprender sempre mais. Para ser, ou se tornar um bom profissional, deve-se considerar a brincadeira nas series iniciais um agente fundamental.
Em segundo lugar destaca-se a dimensão institucional, priorizando a escola. O brincar perdeu muito a sua importância diante de todas as atividades exercidas nas escolas. A brincadeira é agradável, mas acabou sendo excluída de muitos currículos escolares.
É indispensável saber a função educativa que a mesma tem sob a aprendizagem, o conhecimento e a compreensão de mundo. E não é basicamente nisso que as instituições se baseiam? Então se deve incluir novamente o brincar nas escolas, principalmente nas series iniciais e praticá-lo com mais freqüência e motivação. É importante ressaltar que brincar sob a coordenação qualificada de um mestre, ensina a eles ter capacidades no domínio, como: o senso-motor, afetivo, cognitivo e social. As mesmas são necessárias para se trabalhar em uma escola.
Por ultimo, mas não menos importante considera-se a dimensão familiar, e é daí que vêm os mais fantásticos seres. Sem duvidas a educação começa em casa, e é claro, envolve a brincadeira, que é baseada no prazer e na alegria que proporciona. A brincadeira é a pratica que mais motiva a criança, vindo desde o berço e tendo uma longa trajetória. O apoio familiar deve ser considerado o principal incentivo desde o nascimento até a idade adulta, onde o ser já esta capacitado fisicamente e mentalmente. A família é fundamental para a educação. Estar presente e acompanhando o crescimento da criança é muito importante e alem de ser incentivador é gratificante. A educação nas series iniciais serão a continuidade da educação que a família ofereceu a criança. A mesma envolve muita afetividade. Ver a criança crescer bem, feliz e inteligente é uma dádiva.
Percebe-se então, a partir das idéias acima a grande importância de uma pesquisa sobre o tema: A importância do brincar na educação infantil.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa bibliográfica
Coleta de dados:A metodologia escolhida foi pesquisa bibliográfica. Será realizada através de livros, pdfs, revistas e sites. Que tenham como assunto principal: A Importância do Brincar na Pré-Escola.
Referências bibliográficas:JORDÃO, Ana Paula Martinez; MARTINI, Marilaine; SALOMÃO, Herica Aparecida Souza. A importância do lúdico na Educação Infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0358.pdf>. Acesso em: 20/03/2012.

JORGE, Laercio Moura. Truques aumentam o grau de motivação nas escolas. Revista Nova Escola. São Paulo, [s.d], p.19-21, agosto 2000.

GOMES, Elizabeth. Brincar é coisa séria. Disponível em:< http://espacopedagogico-liza.blogspot.com.br/2011/08/renascer-em-cada-aula-crianca-que.html>. Acesso em: 20/03/2012

ROSADO, Evânio. Brincar, praticar esporte e divertir-se. In: ___. Infância: tempo de brincar e estudar. Santa Cruz do Sul: Editora Meridional de Tabacos LTDA, 2005. p.41-43.

PROENÇA, Maria Alice. Roda de conversa, Brincar e Aprender na formação do profissional de educação infantil, Revista Pátio. São Paulo, ano IX, n. 28, p.34-36, set 2011.

FRIEDMANN, Adriana. A importância de brincar. Disponível em: <http://www.formaremrede.org.br/biblioteca/0012.pdf>. Acesso em: 20/03/2012.





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