Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Tecnologia Educacional

Nome*:Aline Fornasari
Email:ninefornasari@hotmail.com
Curso:Pedagogia Lagoa Vermelha
Área da Pesquisa em Educação:Tecnologia Educacional
Título provisório do projeto:Tecnologia Educacional e sua importância no contexto pedagógico
Problema central da pesquisa:A Tecnologia Educacional não é nenhuma novidade, muitas instituições já adotaram este ótimo recurso de desenvolvimento pedagógico. Sabendo disso, surge algumas perguntas: qual a importância da tecnologia educacional na escola? E se ela já é usada, será que os profissionais da educação estão preparados para trabalharem com isso? E como os professores podem incluir a tecnologia no ambiente pedagógico?
Objetivos da pesquisa:• Investigar a importância da tecnologia educacional na escola;
• Discutir como incluir a tecnologia educacional no ambiente pedagógico;
Justificativa:Com o avanço da tecnologia, surge na sociedade a necessidade de aperfeiçoamento
das habilidades para utilização de equipamentos. Enquanto, para alguns alunos, a adaptação à tecnologia no ambiente escolar é fácil, muitos professores enfrentam um dilema com a inovação, que está cada vez mais presente no cotidiano estudantil. Além de preparar os jovens para o mercado de trabalho com as tecnologias atuais, o uso das novidades auxilia a aprendizagem daqueles que possuem deficiência visual ou auditiva. Mesmo que seja um benefício para o educando ter uma aula com um professor que saiba bastante sobre a internet, alguns docentes possuem várias dificuldades com relação aos avanços da tecnologia. Seja por falta de tempo ou até mesmo por falta de motivação, nem todos estão preparados para se integrar ao processo veloz das mudanças tecnológicas no ambiente escolar. então para efetivar a entrada de tecnologia como ferramenta pedagógica, deve primeiro ter o investimento na formação do professor dentro desse assunto. E também a consciência de que a tecnologia faz parte do dia a dia de muitos alunos, mas nem todos tem isso como realidade. E por fim ver como essas ferramentas irão cooperar para o trabalho em sala de aula. E quais são os desafios a serem superados. O assunto foi escolhido por ser tendência na área da educação, mesmo não sendo tão discutido pelos profissionais de educação.
Natureza da pesquisa:Analisar um problema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa bibliográfica
Coleta de dados:O trabalho será realizado através de pesquisa bibliográfica. Baseado em livros e artigos da internet sobre tecnologia educacional.
Referências bibliográficas:OLIVEIRA, Ramon de. Informatica educativa. Campinas, SP: Ed. Papirus, 1997.
DALL'ASTA, Rosane Janete. A transposição didática no software educacional. Passo Fundo: UPF,2004.
TEIXEIRA,Adriano Canabarro. Internet e democratização do conhecimento: repensando o processo de exclusão social. Passo Fundo: UPF, 2002.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...