Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar

Nome*:Ana Paula Boff
Email:aanapboff@hotmail.com
Curso:Pedagogia Lagoa Vermelha
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:Literatura: um caminho para o desenvolvimento infantil
Problema central da pesquisa:Através das leituras as crianças despertam interesse em esperar qual seria o final da história, gerando um envolvimento de aluno e professor,o Brasil é um país de baixos índices de leitura carregam em suas raízes problemas como o analfabetismo, o difícil acesso às bibliotecas, o preço alto dos livros e a baixa qualidade do ensino. Será que a falta de leitura na educação infantil,é causada por falta de motivação?
Objetivos da pesquisa:Analisar a importância da leitura na educação infantil.
Justificativa:A leitura alimenta o imaginário e incorpora essa experiência à brincadeira, ao desenho e às histórias que todos os pequenos gostam de contar, deve ser incentivado desde o lar para assim poder se aperfeiçoar na escola. Os livros devem ser de leitura curta e que desperte o gosto pela criança, nas gravuras eles devem conhecer um mundo imaginário, despertando a curiosidade do individuo. As escolas possuem bibliotecas mas a muito pouco incentivo, professores ou até os bibliotecários poderiam incentivar um pouco mais criando ate um horário para leitura.
A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica, com a qual deve estabelecer, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, é também a área que atuo, na qual pretendo me aprofundar mais para obter mais conhecimentos, pois a área infantil vem se abrangendo cada vez mais e nos pedagogos devemos estar sempre atualizados e procurar sempre o novo, nunca parar no tempo, ir em busca do desconhecido sempre, para assim se tornar um bom profissinal.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa bibliográfica
Coleta de dados:Todos os métodos de pesquisa serão elaborados a partir de estudos,entrevistas com pessoas do meio como diretoes de educação infantil referente as transformações que estão ocorrendo na educação pré-escolar, observações do espaço escolar, leituras e análises bibliográficas.
Referências bibliográficas:ANTUNES, Celso. Educação infantil: prioridade imprescindível. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1994.
LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...