Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar

Nome*:Adriana Regina Carvalho Collins
Email:dessinhacollins@hotmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:O lúdico na educação pré escolar.
Problema central da pesquisa:As atividades lúdicas tem uma importância fundamental, no desenvolvimento das potencialidades das crianças, favorecendo o seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo, e social. Através das atividades lúdicas a criança expressa-se e constrói conhecimento.
Por isso é muito importante que os professores proporcionem aos seus alunos, atividades lúdicas, principalmente na educação pré escolar, pois é nos primeiros anos de vida que a criança começa o seu processo de identidade, e o brincar, o faz de conta (lúdico), podem ser grandes auxiliares para que esse processo ocorra tranquilamente.
São vários os benefícios das atividades lúdicas, entre eles estão:
Assimilação de valores;
Aquisição de comportamentos;
Desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento
Aprimoramento de habilidades;
Socialização.
O educador deverá propiciar a exploração da curiosidade infantil, incentivando o desenvolvimento da criatividade, das diferentes formas de linguagem, do senso crítico e de progressiva autonomia. Como também ser ativo quanto às crianças, criativo e interessado em ajudá-las a crescerem e serem felizes, fazendo das atividades lúdicas na educação Infantil excelentes instrumentos facilitadores do ensino-aprendizagem.As atividades lúdicas, juntamente com a boa pretensão dos educadores, são caminhos que contribuem para o bem-estar, entretenimento das crianças, garantindo-lhes uma agradável estadia na escola.
Cabe a nós educadores os seguintes questionamentos;
Como podemos planejar nossas as aulas visando o aprendizado através da brincadeira?
Será que usamos realmente o brincar como meio de aprendizagem em nossas escolas ou apenas como uma forma de lazer (gastar energia) ?
São questões a serem refletidas em nossa prática em sala de aula e com certeza várias escolas já trabalham com o lúdico.
Mas como podemos inovar, ir além do convencional?
Toda a atividade lúdica pode ser aplicada em diversas faixas etárias, mas pode sofrer intervenção em sua metodologia de aplicação, na organização e no prover de suas estratégias, de acordo com as necessidades peculiares das faixas etárias. As atividades lúdicas têm capacidade sobre a criança de gerar desenvolvimento de várias habilidades, proporcionando a criança divertimento, prazer, convívio profícuo, estímulo intelectivo, desenvolvimento harmonioso, autocontrole e auto realização.
Objetivos da pesquisa:Compreender como o lúdico pode atuar positivamente sobre o desenvolvimento da criança.
Estimular o uso de atividades lúdicas em sala de aula.
Justificativa:Toda a atividade lúdica pode ser aplicada em diversas faixas etárias, mas pode sofrer intervenção em sua metodologia de aplicação, na organização e no prover de suas estratégias, de acordo com as necessidades peculiares das faixas etárias. As atividades lúdicas principalmente na educação pré escolar têm capacidade sobre a criança de gerar desenvolvimento de várias habilidades, proporcionando a criança divertimento, prazer, convívio profícuo, estímulo intelectivo, desenvolvimento harmonioso, autocontrole, e auto-realização.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa de campo
Coleta de dados:Observações em escolas de educação infantil.
Pesquisas sobre atividades diferentes para serem a adaptadas para a educação pré-escolar
Resgate de brincadeiras.
Referências bibliográficas:MALUF, Ângela Cristina Munhoz - Brincar Prazer e Aprendizado. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes 2003.

PIAGET, Jean. A Construção do Real na Criança. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...