Nome*: | Adriana Regina Carvalho Collins |
Email: | dessinhacollins@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | O lúdico na educação pré escolar. |
Problema central da pesquisa: | As atividades lúdicas tem uma importância fundamental, no desenvolvimento das potencialidades das crianças, favorecendo o seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo, e social. Através das atividades lúdicas a criança expressa-se e constrói conhecimento. Por isso é muito importante que os professores proporcionem aos seus alunos, atividades lúdicas, principalmente na educação pré escolar, pois é nos primeiros anos de vida que a criança começa o seu processo de identidade, e o brincar, o faz de conta (lúdico), podem ser grandes auxiliares para que esse processo ocorra tranquilamente. São vários os benefícios das atividades lúdicas, entre eles estão: Assimilação de valores; Aquisição de comportamentos; Desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento Aprimoramento de habilidades; Socialização. O educador deverá propiciar a exploração da curiosidade infantil, incentivando o desenvolvimento da criatividade, das diferentes formas de linguagem, do senso crítico e de progressiva autonomia. Como também ser ativo quanto às crianças, criativo e interessado em ajudá-las a crescerem e serem felizes, fazendo das atividades lúdicas na educação Infantil excelentes instrumentos facilitadores do ensino-aprendizagem.As atividades lúdicas, juntamente com a boa pretensão dos educadores, são caminhos que contribuem para o bem-estar, entretenimento das crianças, garantindo-lhes uma agradável estadia na escola. Cabe a nós educadores os seguintes questionamentos; Como podemos planejar nossas as aulas visando o aprendizado através da brincadeira? Será que usamos realmente o brincar como meio de aprendizagem em nossas escolas ou apenas como uma forma de lazer (gastar energia) ? São questões a serem refletidas em nossa prática em sala de aula e com certeza várias escolas já trabalham com o lúdico. Mas como podemos inovar, ir além do convencional? Toda a atividade lúdica pode ser aplicada em diversas faixas etárias, mas pode sofrer intervenção em sua metodologia de aplicação, na organização e no prover de suas estratégias, de acordo com as necessidades peculiares das faixas etárias. As atividades lúdicas têm capacidade sobre a criança de gerar desenvolvimento de várias habilidades, proporcionando a criança divertimento, prazer, convívio profícuo, estímulo intelectivo, desenvolvimento harmonioso, autocontrole e auto realização. |
Objetivos da pesquisa: | Compreender como o lúdico pode atuar positivamente sobre o desenvolvimento da criança. Estimular o uso de atividades lúdicas em sala de aula. |
Justificativa: | Toda a atividade lúdica pode ser aplicada em diversas faixas etárias, mas pode sofrer intervenção em sua metodologia de aplicação, na organização e no prover de suas estratégias, de acordo com as necessidades peculiares das faixas etárias. As atividades lúdicas principalmente na educação pré escolar têm capacidade sobre a criança de gerar desenvolvimento de várias habilidades, proporcionando a criança divertimento, prazer, convívio profícuo, estímulo intelectivo, desenvolvimento harmonioso, autocontrole, e auto-realização. |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
Coleta de dados: | Observações em escolas de educação infantil. Pesquisas sobre atividades diferentes para serem a adaptadas para a educação pré-escolar Resgate de brincadeiras. |
Referências bibliográficas: | MALUF, Ângela Cristina Munhoz - Brincar Prazer e Aprendizado. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes 2003. PIAGET, Jean. A Construção do Real na Criança. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1970. |