Nome*: | Maiza Tonato |
Email: | maizatonatto@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR |
Problema central da pesquisa: | A música vem sendo uma grande aliada na nova perspectiva em educar, ela abre novos caminhos para que ocorra um processo mais prazeroso e produtivo em aprender, a mesma vem a propor técnicas de ensino que exploram todo o potencial corporal, mental e criativo da criança trazendo para si uma evolução em sua autoestima. Não é de hoje também que a música vem se tornando cada vez mais importante para o desenvolvimento da criança, que a mesma faz com que crianças possam imaginar um mundo diferente da realidade que vivem e que a cada verso cantado uma nova esperança cresce levando a imaginação a flutuar dentro de suas mentes. A música contribui também para desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, facilitando também no processo de construção do conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, do prazer de ouvir música, imaginação, concentração, do respeito ao próximo, atenção, afetividade e também contribui para uma efetiva consciência do espaço corporal. A música em sala de aula está relacionada a uma motivação diferente no ensinar. Busca se também com este trabalho demonstrar o real valor que a pratica desta técnica musical pode provocar em uma criança que necessita de um elemento a mais em sua aprendizagem, este recurso ira se tornar uma grande ajuda na tarefa de educar do professor em sala de aula. |
Objetivos da pesquisa: | Analisar a importância da música no processo de aprendizagem da criança, buscando perceber como e de que maneira esta técnica vem a contribuir no cotidiano escolar. Observar se esse processo está trazendo os resultados positivos não só na escola mas também na vida familiar do aluno. |
Justificativa: | A educação pré-escolar desperta nos professores uma imensa motivação para buscar cada vez mais recursos inovadores na área, uma das mais utilizadas técnicas é o uso da musica em sala de aula, a mesma proporciona varias formas de descontrair e aprender ao mesmo tempo e é devido a grande contribuição que a música oferece no ensino pré-escolar, que busca-se durante este projeto influenciar professores ao uso da mesma tática para tornar as aulas mais criativas e produtivas, onde o aluno pode ser participativo e voluntário em sala de aula, explorando dos mais variados sentimentos despertados pelo uso da mesma técnica em grupo. |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
Coleta de dados: | - Entrevistas sobre seu uso em sala de aula. - Pesquisas sobre o mesmo tema, em escolas. - Debates com professores e alunos relacionando o tema ao cotidiano dos alunos. - Relatórios práticos após as entrevistas. |
Referências bibliográficas: | REVISTA, EDUCAÇAO EM REVISTA: A tecnologia na sala de aula, Porto Alegre, ano II, n°8, vol. 2, 1997. REVISTA, EDUCAÇÃO EM REVISTA: Como manter vivo o hábito da leitura, Porto Alegre, anoXI, fevereiro/março 2010. REVISTA, EDUCAÇÃO EM REVISTA: A importância do brincar, Porto Alegre, ano XI, n° 64, set/out 2007. REVISTA, PATIO REVISTA PEDAGOGICA: Educação Infantil, [s.l] , ano II, n° 7, novembro 1998 janeiro 1999. |