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Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar

Nome*:Precila Calderan
Email:precila_calderan@hotmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:A qualidade de ensino que os alunos recebem na pré-escola em escolas da área-rural
Problema central da pesquisa:Cursar pré-escola tem efeitos de curto, médio e longo prazo, apontam dados de uma pesquisa que investigou o poder que a pré-escola tem de influenciar o ensino fundamental na Inglaterra. De acordo com pesquisas apresemtadas após dois anos de estudos, aos cinco anos, as crianças observadas apresentaram mais características de cooperação, concentração, independência e sociabilidade. Em médio prazo, aos sete anos, ter cursado pré-escola melhora a leitura e a escrita. Em longo prazo, aos onze anos, não só a pré-escola fará diferença no aprendizado, mas quem cursou um estabelecimento de boa qualidade será ainda mais beneficiado. Antes dos 11, a diferença entre uma escola de alto nível e uma regular é menos visível no desenvolvimento do aluno.
A Educação Infantil pode ter uma influência muito grande. Se tivermos uma boa Pré-escola, podemos desenvolver muita coisa. Por isso, precisamos pensar nesse grande esforço de estimular as crianças para que elas entrem na Pré-escola e cheguem ao Fundamental com um nível adequado. Quanto melhor for a Pré-escola, mais preparado o aluno entra no 1º ano para ser alfabetizado.
Qualidade na educação da primeira infância coloca em discussão o modelo dominante da Educação Infantil na atualidade. Para Dahlberg, Moss & Pence diz que a educação e o cuidado da criança pequena têm se voltado para a promoção do desenvolvimento e para a melhoria do desempenho escolar, constituindo menos uma atenção à primeira infância e mais uma prevenção contra problemas sociais futuros.
A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem ligada aos planos conceitual, procedimental, que pode ter início desde os primeiros momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. Uma conclusão a que considero relevante, é de que a escola necessita criar ambientes alfabetizadores, para que com a visualização e familiarização da linguagem escrita desenvolva na criança uma habilidade autônoma.
Piaget observa que o ensino, em todos os níveis da educação precisa ser fundamentado na atividade do aluno. A aprendizagem surge da troca, da interação, do fazer, do pensar, do agir e reagir em situações que são apresentadas ao educando. Desta forma, o professor de uma classe multisseriadas deverá desenvolver um trabalho multi e interdisciplinar, de acordo com as possibilidades, capacidades e carências de toda ordem.
Entende-se que a educação infantil na zona rural é um desafio para toda sociedade. Entre os diversos problemas e carências enfrentadas pelos professores e alunos, nota-se ainda a falta de comprometimento dos gestores públicos. Faz-se necessário o cumprimento da lei, mas, além disso, compreendesse que é imprescindível a promoção de políticas especificas para a escola rural, ações que fortaleçam a auto-estima da criança, valorizando a cultura local e os valores sociais.
Nos Deparamos cada vez mais com crianças que enfrentam grandes dificuldades na aprendizagem da escrita observando que a maioria ainda necessita de brincar, o que é uma forma privilegiada de a criança ser e estar no mundo.
Quando a criança chega à escola, traz consigo marcas dos primeiros anos de vida, sob todos os aspectos: biológicos, psicológicos e sociais. E muitas vezes, distúrbios em qualquer um destes aspectos acarretam transtornos que, amiúde, só são percebidos quando a criança chega à escola. Assim, deve-se fazer conjuntamente a abordagem de todos estes aspectos ao se examinar uma criança que apresente problemas de aprendizagem.
Objetivos da pesquisa:Oportunizar a discussão em torno da problemática referente a necessidade de oportunizar escolas de educação infantil de qualidade na área rural.
Justificativa:Escolhi esta área porque é uma das áreas da pedagogia que eu mais gosto, pois alem de estar com as crianças eu poso o mesmo tempo ensinar elas. Pelo que vemos nos dias de hoje as crianças com maior probabilidade de não freqüentarem ou abandonarem as escolas residem em áreas rurais e provêm de lares mais pobres. Em média, uma criança cuja mãe não recebeu educação está duas vezes mais sujeita a permanecer fora da escola do que aquela cuja mãe teve alguma educação. Existem 28 países em desenvolvimento (dos 112 com informação disponível) com mais de meio milhão de crianças fora da escola. Nigéria, Paquistão, Índia e Etiópia (em ordem decrescente) abrigam o mais alto número – 23 milhões para os quatro países.
Natureza da pesquisa:
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa analítico-descritiva
Coleta de dados:Foram pesquisados na internet em sites que falam sobre a educação infantil na pré-escola, em artigos sobre educação e também sobre a educação que é dada na área rura.
Referências bibliográficas:http://www.rieoei.org/rie22a03.htm

http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/legislacao/educacao-infantil-prioridade-425468.shtml

http://www.conhecer.org.br/enciclop/2009/educacao%20infantil.pdf





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