Nome*: | Renata Zambilo |
Email: | renatazambilo@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Especial |
Título provisório do projeto: | AS ESCOLAS E PROFESSORES ESTÃO PREPARADOS PARA TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA? |
Problema central da pesquisa: | "A inclusão envolve muito mais do que um compromisso profissional, envolve um compromisso com a vida." Márcia Troly Segundo Figueiredo, a inclusão se traduz pela capacidade da escola em dar respostas eficazes à diferença de aprendizagem dos alunos. Ela demanda que a escola se transforme em espaço de trocas o qual favoreça o ato de ensinar e de aprender. Transformar a escola significa criar as condições para que todos participem do processo de construção do conhecimento independentes de suas características particulares. Em meio a tantas campanhas sobre inclusão e acessibilidade, será que os professores estão preparados para trabalhar com crianças que apresentam necessidades especiais? E as escolas estão aptas para receberem os alunos que necessitam de espaços planejados e de materiais diferenciados que facilitem sua aprendizagem? |
Objetivos da pesquisa: | •Analisar as metodologias que são utilizadas em sala de aula pelos docentes. •Refletir sobre as condições de acessibilidade oferecidas pelas escolas a crianças com algum tipo de necessidade especial. |
Justificativa: | Mantoan (2003, p.67) "A inclusão não prevê a utilização de práticas de ensino escolar específicas para esta ou aquela deficiência e/ou dificuldade de aprender. Os alunos aprendem nos seus limites e se o ensino for, de fato, de boa qualidade, o professor levará em conta esses limites e explorará convenientemente as possibilidades de cada um." Apartir de análises feitas busca-se hoje profissionais que estejam qualificados para atender as demandas que a sociedade exige. Dentre as quais trabalhar de forma igualitária com crianças que possuam alguma necessidade especial, utilizando recursos que estimulem as mesmas a frequentar a escola e a despertar seu interesse pelo processo de ensino aprendizagem. Em função disso o tema escolhido é de grande relevância, pois vai analisar e discutir a preparação dos professores e da escola para trabalhar com essas necessidades. |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | Para o projeto de pesquisa foram utilizados: •Livros •Revistas •Artigos científicos •Entrevistas •Observações |
Referências bibliográficas: | Link do site da revista Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/conheca-salas-recurso-funcionam-verdade-para-inclusao-deficiencia-546795.shtml Link do site da revista Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/inclusao-7-professoras-mostram-como-enfrentam-esse-desafio-639054.shtml?page=0 CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos "is". Editora Mediação. 6ª ed., Porto Alegre 2009. FIGUEIREDO, Rita Vieira De. Incluir não é inserir, mas interagir e contribuir. Rev.Educ.esp. v.5, n.2, p.32-38, jul/dez.20 CARLO, Marysia Mara Rodrigues do Prado de. Se essa casa fosse nossa--: instituições e processos de imaginação na educação especial. São Paulo: Plexus, 1999. 154 p. MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996. |