Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Especial

Nome*:Renata Zambilo
Email:renatazambilo@hotmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Especial
Título provisório do projeto:AS ESCOLAS E PROFESSORES ESTÃO PREPARADOS PARA TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA?
Problema central da pesquisa:"A inclusão envolve muito mais do que um compromisso profissional, envolve um compromisso com a vida."
Márcia Troly

Segundo Figueiredo 2000, a inclusão se traduz pela capacidade da escola em dar respostas eficazes à diferença de aprendizagem dos alunos. Ela demanda que a escola se transforme em espaço de trocas o qual favoreça o ato de ensinar e de aprender. Transformar a escola significa criar as condições para que todos participem do processo de construção do conhecimento independentes de suas características particulares.
Em meio a tantas campanhas sobre inclusão e acessibilidade, será que os professores estão preparados para trabalhar com crianças que apresentam necessidades especiais? E as escolas estão aptas para receberem os alunos que necessitam de espaços planejados e de materiais diferenciados que facilitem sua aprendizagem?
Objetivos da pesquisa:*Analisar as metodologias que são utilizadas em sala de aula pelos docentes.

*Refletir sobre as condições de acessibilidade oferecidas pelas escolas a crianças com algum tipo de necessidade especial.
Justificativa:"A inclusão não prevê a utilização de práticas de ensino escolar específicas para esta ou aquela deficiência e/ou dificuldade de aprender. Os alunos aprendem nos seus limites e se o ensino for, de fato, de boa qualidade, o professor levará em conta esses limites e explorará convenientemente as possibilidades de cada um." Mantoan (2003, p.67)

Apartir de análises feitas busca-se hoje profissionais que estejam qualificados para atender as demandas que a sociedade exige. Dentre as quais trabalhar de forma igualitária com crianças que possuam alguma necessidade especial, utilizando recursos que estimulem as mesmas a frequentar a escola e a despertar seu interesse pelo processo de ensino aprendizagem. Em função disso o tema escolhido é de grande relevância, pois vai analisar e discutir a preparação dos professores e da escola para trabalhar com essas necessidades.
Pois com o foco definido, o professor volta à atenção para o essencial: proporcionar a adaptação dos alunos para a sala comum. Cada um tem um plano pedagógico exclusivo, com as atividades que deve desenvolver e o tempo estimado que passará na sala. E esse é o grande desafio hoje do professor de ajudar esse aluno a se sentir com todos os outros e inseri-lo no ambiente escoar.

"Desenvolver essas habilidades é essencial para que as pessoas com deficiência não se sintam excluídas e as demais as vejam com normalidade" (Maria Teresa Mantoan)
Natureza da pesquisa:Analisar um problema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa bibliográfica
Coleta de dados:Para o projeto de pesquisa foram utilizados:

•Livros
•Revistas
•Artigos científicos
•Entrevistas
•Observações
Referências bibliográficas:BIBIANO, Bianca. Inclusão: 7 professoras mostram como enfrentam esse desafio:Educadoras compartilham e experiência de ensinar alunos com necessidades educacionais especiais.As soluções sempre envolvem o trabalho em equipe.Revista Nova Escola. Publicado em Nova Escola, Edição 244, Agosto 2011. Título original: É possível resolver. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/inclusao-7-professoras-mostram-como-enfrentam-esse-desafio-639054.shtml?Page=0. Acesso em 13 de maio de 2012.

CARLO, Marysia Mara Rodrigues do Prado de. Se essa casa fosse nossa--: instituições e processos de imaginação na educação especial. São Paulo: Plexus, 1999. 154 p.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos "is". Editora Mediação. 6ª ed., Porto Alegre 2009.

FIGUEIREDO, Rita Vieira De. Incluir não é inserir, mas interagir e contribuir. Rev.Educ.esp. v.5, n.2, p.32-38, jul/dez.20

FONTES, Rejane de Souza. Ensino Educativo: uma proposta de educação inclusiva. Araraquaia. São Paulo. 2002

MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

MONROE, Camila. Conheça as salas de recursos que funcionam de verdade para a inclusão Alunos com deficiência precisam desenvolver habilidades para participar das aulas. Saiba como esse trabalho deve ser feito no contra turno. Revista Nova Escola, Publicado em Nova Escola, Edição 231, Abril 2010. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/conheca-. Acesso em 13 de maio de2012.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...