Nome*: | Francieli Rodrigues De Marchi |
Email: | demarchi.francieli@yahoo.com.br |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NAS ESCOLAS |
Problema central da pesquisa: | Não existe nada mais encantador do que ouvir histórias contadas pelos pais, avós ou professores. Mas acontece, que os anos estão passando e com a tecnologia, a imaginação e o encanto pelas histórias estão desaparecendo. É possível ensinar as crianças o prazer pela leitura? Como acolher e manter o interesse pela literatura infantil? |
Objetivos da pesquisa: | - Analisar o interesse das crianças pela literatura infantil. - Investigar como os professores e os pais estão trabalhando a leitura nas escolas e dentro de casa. - Verificar se as escolas e os pais oferecem livros para motivar o prazer pela literatura infantil. |
Justificativa: | Escolhi o tema educação pré-escolar por ser a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário. |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | Os métodos de pesquisa serão elaborados a partir de estudos em livros, artigos e observações na casa da família. |
Referências bibliográficas: | <http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-importancia-literatura-infantil-para-desenvolvimento.htm>. Acesso em: 23 maio 2012 <http://criancagenial.blogspot.com.br/2008/01/importncia-da-leitura-no.html>. Acesso em: 23 maio 2012 <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/fraldas-livros-423723.shtml>. Acesso em: 23 maio 2012 FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula.5.ed.São Paulo:Contexto,2010. |