Nome*: | Rangéli Mussato |
Email: | rangelimussato@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR |
Problema central da pesquisa: | Esta pesquisa tem a finalidade de desenvolver técnicas que possam ser utilizadas em crianças com idade pré-escolar, tentando incentivá-las na leitura e fazendo com que tenham esse hábito desde pequenas, através das práticas utilizadas pelo professor na sala de aula elas poderão manter sempre esse hábito benéfico para melhorar cada vez mais a sua aprendizagem. Existem muitos problemas ocasionados pela ausência de estímulo literário nas crianças pré-escolares, muitas vezes essa ausência é ocasionada pela falta de locais que possam fazer com os docentes optem em ter aulas diferentes, precisariam ter salas de leitura, brinquedotecas ou até mesmo bibliotecas que contenham um acervo destinado a literatura infantil, com histórias e contos para essa idade. Esta pesquisa revela assim que é de muita importância a leitura nas fases iniciais do desenvolvimento cognitivo da criança. Nesta pesquisa mostraremos a tamanha lacuna que muitas dos alunos apresentam ao sair da educação infantil, pois apresentam grande dificuldade na escrita e na leitura. *Como despertar o interesse da leitura nas crianças em idade pré-escolar? *Como os profissionais que trabalham com essas crianças podem fazer com que a leitura possa fazer parte do cotidiano |
Objetivos da pesquisa: | - Abordar a importância da literatura infantil na fase pré-escolar como ferramenta principal no seu desenvolvimento. - Discutir os métodos utilizados pelos professores na contação de histórias e contos em sala de aula. |
Justificativa: | Este projeto de pesquisa visa esclarecer a importância da literatura na educação infantil como ferramenta indispensável para o desenvolvimento cognitivo da criança nessa fase pré-escolar, fundamentando que o mundo literário é importantíssimo para a sua formação, esclarece ainda os métodos que os professores utilizam em sala de aula para fazer com que desperte cada vez mais o interesse dela pela leitura tendo como fundamento o uso de bibliotecas e os espaços de literatura ampliando a contação de histórias e contos que auxiliam no desenvolvimento das habilidades intelectuais da criança nessa fase escolar. "É ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade, e tantas outras mais, e viver profundamente tudo o que as narrativas provocam [...]".(ABRAMOVICH,1989,p.17) |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | A pesquisa será realizada utilizando publicações bibliográficas (revistas, relatórios, livros e artigos científicos). |
Referências bibliográficas: | GARDNER, Howard; BARBOSA, Maria Carmen Silveira (Rev.). A criança pré-escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la. Porto Alegre: Artes médicas, 1994. BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa e SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artes médicas, 1999. KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. Piaget para a educação pré-escolar. Porto Alegre: Artes médicas, 1991. ABROMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. [S.l.]: Scipione Ltda. 1989. |