Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Maiza Tonato: Resenha

 
 Resenha:
 
 
Question Answer
Nome completo: Maiza Tonato
Curso: Pedagogia Passo Fundo
E-mail: maizatonatto@hotmail.com
Referência bibliográfica do livro (de acordo com as normas da ABNT): ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de (coord.)O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores.Campinas, 2005. 143p.
Nome do capítulo e páginas: O PAPEL DA PESQUISA NA NFORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOS PROFESSORES
Resenha:
A pequena resenha a seguir vem de encontro trazer a concepção do professor como pesquisador. Professor que pesquisa e que produza conhecimento sobre seu trabalho, discutindo ainda o potencial da pesquisa em criar condições que ajude docentes a desenvolver disposição e capacidade para uma prática refletida. Faz se também necessário perguntar-se como vem se processando e qual é a contribuição do ensino e pesquisa na universidade, para a melhoria dos cursos de graduação? Que condições tem o professor que atua nas escolas para fazer pesquisas? Que pesquisas vêm sendo produzidas? O livro: O papel da pesquisa e da prática na formação dos professores busca dar subsídios para superar tanto uma visão romântica quanto uma critica amarga sobre o potencial da pesquisa na formação e na prática docente. A pesquisa por sua vez, requer que o professor produza conhecimentos a partir de bases teóricas já produzidas, de coleta e análise de dados. Para essa tarefa o professor precisa de tempo e espaço, de bibliografia adequada e atualizada. Enfim, de condições necessárias para o cumprimento dessas tarefas. Além, do domínio dos procedimentos metodológicos fundamentais à elaboração e execução da pesquisa.
Através de uma discussão em um projeto realizado na Universidade Federal de Goiás, onde se reuniu um conjunto de informações sobre a prática da pesquisa na escola básica. Sendo que pode se ver o papel positivo da pesquisa na graduação. A prática da pesquisa e mesmo a formação para ela não foram apontadas como importantes por professores formadores de futuros docentes, em cursos de licenciatura e de ensino médio para o magistério. A enorme discussão das ideias de Schön levou toda a comunidade educacional uma onda na direção da imagem de um professor mais ativo critica e autônomo em relação as suas escolhas e decisões.
Nem todo professor por ser reflexivo é também pesquisador, embora a recíproca seja por força verdadeira. O esclarecimento teórico pode lhe fornecer meios para desenvolver estratégias de luta para transformar esses aspectos em vez de aceitar como imutáveis.
A atividade de pesquisa se baliza entre as duas acepções da palavra "disciplina": a primeira relativa aos diferentes campos do saber, cobertos pela teoria, e a segunda, relativa aos cuidados com o desenvolvimento do trabalho, aproximados do que se entende por metodologia, a pesquisa e a formação pode representar componentes estratégicos para o desenvolvimento profissional do docente, que em sua busca pode, eventualmente aceitar desvios ou até sacrifícios de seus objetivos.
A pesquisa é, portanto muito importante para a formação e o trabalho do professor pois sabemos que a formação " teórica" do professor, com aulas de metodologia, não é suficiente.
Existe um consenso na literatura educacional de que a pesquisa é um elemento essencial na formação profissional do professor. Existe também uma ideia, que vem sendo defendida nos últimos anos que no professor deve se envolver em projetos de pesquisa ação nas escolas ou salas de aula. O que se espera de professores da escola básica? Que eles assumam de forma competente e responsável a sua tarefa de ensinar, a fim de que a grande maioria de seus alunos desenvolva uma atividade intelectual significativa, apropriando-se de conhecimentos fundamentais uma inserção comprometida e ativa na sociedade.
Como você avalia o livro/capítulo que leu (1 a 5 estrelas)?
Envio de arquivo:
 
     
 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...