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Projeto de pesquisa: Educação Especial

Nome*:ELIANE DA SILVA SEGUETTO SOARES
Email:lucianebianchini@gmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Especial
Título provisório do projeto:EDUCAÇÃO ESPECIAL E APRENDIZAGEM ESCOLAR
Problema central da pesquisa:A legislação brasileira atual prevê o acesso e permanência dos portadores de necessidades especiais nas escolas públicas e privadas. Estarão os professores preparados para receber estes estudantes e garantir sua aprendizagem?
Objetivos da pesquisa:Objetivo geral:
- Analisar a evolução da legislação brasileira no que refere-se aos direitos dos portadores de necessidades especiais no contexto educacional, investigando como os professores das escolas públicas de Fontoura Xavier, RS, estão reagindo frente a esta nova realidade, registrando-se os avanços constatados e as maiores limitações do contexto pedagógico.

Objetivos especificos:
a) Analisar a evolução da legislação brasileira em relação aos direitos dos portadores de Necessidades Especiais.
b) Investigar como os professores das escolas públicas de Fontoura Xavier, RS, estão reagindo frente à nova realidade pedagógica, que garante o acesso escolar aos portadores de Necessidades Especiais.
c) Verificar os avanços e as limitações observados no cotidiano pedagógico, em relação à Educação especial.
Justificativa:Escolhi este assunto como tema para pesquisa porque acredito que a Educação Especial representa hoje uma das grandes preocupações dos educadores, visto que, graças às transformações na legislação educacional brasileira, o portador de necessidades especiais tem finalmente garantido seu lugar na sala de aula, o que acaba esbarrando em uma nova situação: estarão os professores preparados para recebê-los e garantir sua aprendizagem? Sabe-se que não basta ao estudante ter garantido seu acesso aos bancos escolares, é de seu pleno direito, também, a aprendizagem. Sendo assim, pretende-se investigar as reais possibilidades de aprendizagem oferecidas aos estudantes portadores de necessidades especiais, presumindo-se que a educação seja um direito efetivo de todos os cidadãos.
Natureza da pesquisa:Analisar um problema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa de campo
Coleta de dados:Neste projeto, prevê-se a realização de pesquisa de natureza aplicada, objetivando verificar os aspectos legais da Educação Especial no Brasil, investigando com o os professores estão adaptando-se a esta nova realidade. A coleta de informações será desenvolvida a partir de um estudo bibliográfico relacionado ao tema, tendo abordagem bibliográfica e pedagógica direcionada, principalmente, aos professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental, devido à expressiva concentração de alunos com Necessidades especiais nesta fase. A análise dos resultados será desenvolvida de forma qualitativa, sendo que as constatações obtidas no desenvolver do projeto serão apresentadas de maneira descritiva.
Referências bibliográficas:ALVES, G. A Construção de Uma Escola Inclusiva. Disponível em: http://www.profala.com/arteducesp166.htm

ARANHA, Maria Salete F . 1. Educação inclusiva. 2. Educação infantil. 3. Diretrizes da educação. I. Brasil.Secretaria de Educação Especial. II.

Gil, Antonio Carlos. Projetos pedagógicos e aprendizagem. São Paulo: Atlas, 1997.


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