Nome*: | ELIANE DA SILVA SEGUETTO SOARES |
Email: | lucianebianchini@gmail.com |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Especial |
Título provisório do projeto: | EDUCAÇÃO ESPECIAL E APRENDIZAGEM ESCOLAR |
Problema central da pesquisa: | A legislação brasileira atual prevê o acesso e permanência dos portadores de necessidades especiais nas escolas públicas e privadas. Estarão os professores preparados para receber estes estudantes e garantir sua aprendizagem? |
Objetivos da pesquisa: | Objetivo geral: - Analisar a evolução da legislação brasileira no que refere-se aos direitos dos portadores de necessidades especiais no contexto educacional, investigando como os professores das escolas públicas de Fontoura Xavier, RS, estão reagindo frente a esta nova realidade, registrando-se os avanços constatados e as maiores limitações do contexto pedagógico. Objetivos especificos: a) Analisar a evolução da legislação brasileira em relação aos direitos dos portadores de Necessidades Especiais. b) Investigar como os professores das escolas públicas de Fontoura Xavier, RS, estão reagindo frente à nova realidade pedagógica, que garante o acesso escolar aos portadores de Necessidades Especiais. c) Verificar os avanços e as limitações observados no cotidiano pedagógico, em relação à Educação especial. |
Justificativa: | Escolhi este assunto como tema para pesquisa porque acredito que a Educação Especial representa hoje uma das grandes preocupações dos educadores, visto que, graças às transformações na legislação educacional brasileira, o portador de necessidades especiais tem finalmente garantido seu lugar na sala de aula, o que acaba esbarrando em uma nova situação: estarão os professores preparados para recebê-los e garantir sua aprendizagem? Sabe-se que não basta ao estudante ter garantido seu acesso aos bancos escolares, é de seu pleno direito, também, a aprendizagem. Sendo assim, pretende-se investigar as reais possibilidades de aprendizagem oferecidas aos estudantes portadores de necessidades especiais, presumindo-se que a educação seja um direito efetivo de todos os cidadãos. |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
Coleta de dados: | Neste projeto, prevê-se a realização de pesquisa de natureza aplicada, objetivando verificar os aspectos legais da Educação Especial no Brasil, investigando com o os professores estão adaptando-se a esta nova realidade. A coleta de informações será desenvolvida a partir de um estudo bibliográfico relacionado ao tema, tendo abordagem bibliográfica e pedagógica direcionada, principalmente, aos professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental, devido à expressiva concentração de alunos com Necessidades especiais nesta fase. A análise dos resultados será desenvolvida de forma qualitativa, sendo que as constatações obtidas no desenvolver do projeto serão apresentadas de maneira descritiva. |
Referências bibliográficas: | ALVES, G. A Construção de Uma Escola Inclusiva. Disponível em: http://www.profala.com/arteducesp166.htm ARANHA, Maria Salete F . 1. Educação inclusiva. 2. Educação infantil. 3. Diretrizes da educação. I. Brasil.Secretaria de Educação Especial. II. Gil, Antonio Carlos. Projetos pedagógicos e aprendizagem. São Paulo: Atlas, 1997. |