Nome*: | Aline Vargas de Oliveira |
Email: | mdline315@gmail.com |
Curso: | Pedagogia Carazinho |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | Diferenças de aprendizagem e comportamento entre crianças de 3 a 5 anos. |
Problema central da pesquisa: | Quais são algumas das diferenças de aprendizagem e comportamento entre crianças de 3 a 5 anos? |
Objetivos da pesquisa: | -Fazer uso de observações para analisar e refletir sobre as diferenças de aprendizagem e comportamento em crianças de 3 a 5 anos, da turma integral de uma escola de Ed. Infantil. -Realizar um trabalho pedagógico com sucata e postar o desenvolvimento dos alunos neste. |
Justificativa: | Quando iniciei o Ensino Médio revi uma antiga colega da época do Ensino Fundamental, e ela, ao me contar que iria realizar o Curso Normal, me incentivou a participar também. Três anos se passaram, consegui entrar no processo de ensino-aprendizagem com a visão de um professor. Criar materiais e inovações para o estágio consistia em fazer parte de um mundo fantástico, que resultou em um elo de amizade consistente com os alunos. Confesso que, naquela época, preferi a turma do quinto ano, do que a de quatro anos (turmas escolhidas para o estágio). Ao entrar para o mercado de trabalho me deparei com um método de propagar a leitura com a realização de oficinas. Nós líamos os livros, criávamos os materiais com material reciclável, e íamos de Kombi para as escolas. Contávamos histórias e alegrávamos as crianças. Mas "tudo o que é bom, dura pouco", passei por problemas de saúde e minha chefe me afastou dizendo que eu deveria trocar o curso de Pedagogia pois, segundo ela, não conseguia trabalhar com crianças. Não desisti, estou agora como auxiliar da turma integral de uma escola de educação infantil e me sinto realizada. As crianças me fascinam e poder ver seus sorrisos é um grande presente, além é claro de poder ter o prazer de vê-las se desenvolvendo. |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
Coleta de dados: | Primeiramente será contada a história do Livro Gigante: A história de Hilda Hipo de Richard Scary (um livro em 3d interativo): Após a narração será feita a seguinte questão aos alunos: - Qual é o personagem principal da história? Resposta: A hipopótamo Hilda Então faremos a construção do personagem principal de sucata. Os alunos pintarão em uma folha sulfite a cabeça e os membros da hipopótamo que serão colados no corpo. O tronco será a parte superior de uma garrafa plática. Durante a construção e após a conclusão o professor irá postar em uma tabela as diferenças entre as diversas idades. O aluno: Respostas: Expressam-se com clareza? 3 anos 4 anos 5 anos Demonstram autonomia? Conseguem pintar no limite certo dos desenhos? Se interessaram pela história contada? Demonstram atitudes de respeito e solidariedade? Conseguem manusear a tesoura? |
Referências bibliográficas: | GARDNER, Howard; BARBOSA, Maria Carmen Silveira (Rev.). A criança pré-escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la. Porto Alegre: ARTMED, 1994. 258 p. ; ISBN 8573070420 BASSEDAS, Eulàlia; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: ARTMED, 1999. 357 p. : ISBN 8573075171 |