Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar (comentar)

Nome*:Aline Vargas de Oliveira
Email:mdline315@gmail.com
Curso:Pedagogia Carazinho
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:Diferenças de aprendizagem e comportamento entre crianças de 3 a 5 anos.
Problema central da pesquisa:Quais são algumas das diferenças de aprendizagem e comportamento entre crianças de 3 a 5 anos?
Objetivos da pesquisa:-Fazer uso de observações para analisar e refletir sobre as diferenças de aprendizagem e comportamento em crianças de 3 a 5 anos, da turma integral de uma escola de Ed. Infantil.

-Realizar um trabalho pedagógico com sucata e postar o desenvolvimento dos alunos neste.
Justificativa:Quando iniciei o Ensino Médio revi uma antiga colega da época do Ensino Fundamental, e ela, ao me contar que iria realizar o Curso Normal, me incentivou a participar também. Três anos se passaram, consegui entrar no processo de ensino-aprendizagem com a visão de um professor. Criar materiais e inovações para o estágio consistia em fazer parte de um mundo fantástico, que resultou em um elo de amizade consistente com os alunos. Confesso que, naquela época, preferi a turma do quinto ano, do que a de quatro anos (turmas escolhidas para o estágio).
Ao entrar para o mercado de trabalho me deparei com um método de propagar a leitura com a realização de oficinas. Nós líamos os livros, criávamos os materiais com material reciclável, e íamos de Kombi para as escolas. Contávamos histórias e alegrávamos as crianças. Mas "tudo o que é bom, dura pouco", passei por problemas de saúde e minha chefe me afastou dizendo que eu deveria trocar o curso de Pedagogia pois, segundo ela, não conseguia trabalhar com crianças. Não desisti, estou agora como auxiliar da turma integral de uma escola de educação infantil e me sinto realizada. As crianças me fascinam e poder ver seus sorrisos é um grande presente, além é claro de poder ter o prazer de vê-las se desenvolvendo.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa de campo
Coleta de dados:Primeiramente será contada a história do Livro Gigante: A história de Hilda Hipo de Richard Scary (um livro em 3d interativo):
Após a narração será feita a seguinte questão aos alunos:
- Qual é o personagem principal da história?
Resposta: A hipopótamo Hilda
Então faremos a construção do personagem principal de sucata. Os alunos pintarão em uma folha sulfite a cabeça e os membros da hipopótamo que serão colados no corpo. O tronco será a parte superior de uma garrafa plática.
Durante a construção e após a conclusão o professor irá postar em uma tabela as diferenças entre as diversas idades.
O aluno: Respostas:
Expressam-se com clareza? 3 anos 4 anos 5 anos
Demonstram autonomia?
Conseguem pintar no limite certo dos desenhos?
Se interessaram pela história contada?
Demonstram atitudes de respeito e solidariedade?
Conseguem manusear a tesoura?
Referências bibliográficas:GARDNER, Howard; BARBOSA, Maria Carmen Silveira (Rev.). A criança pré-escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la. Porto Alegre: ARTMED, 1994. 258 p. ; ISBN 8573070420

BASSEDAS, Eulàlia; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: ARTMED, 1999. 357 p. : ISBN 8573075171
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...