Nome*: | Michele Trivelin |
Email: | MicheliTrivelin@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Soledade |
Área da Pesquisa em Educação: | Psicologia Educacional |
Título provisório do projeto: | NECESSIDADE DE APRENDIZADO DO EDUCANDO |
Problema central da pesquisa: | Sabendo que a toda ação, movimento, pensamento ou sentimento correspondem a uma necessidade, e é através desta necessidade que o individuo é estimulado a agir e construir o conhecimento, bem como, que o mesmo só apreende quando o conteúdo lhe interessa. E levando em consideração que os currículos escolares, em seus conteúdos não focam somente no que é necessidade do aluno, levando para as salas de aulas assuntos que muitas vezes não são encarados pelos alunos como agradáveis,ou que não despertem neles uma necessidade de conhecê-lo. Desta forma, quais são os meios possíveis de descobrir qual é a necessidade de cada aluno? Ou como criar essa necessidade nele? |
Objetivos da pesquisa: | Investigar praticas metodológicas, que possibilite conhecer a necessidade de conhecimento de cada aluno, bem como, aquelas que permitem induzir a curiosidade de aprendizado no educando. |
Justificativa: | Escolhi a área da psicologia em educação, pois sou formada em curso normal, e durante minha formação nesta área, estudamos, entre tantos temas, o desenvolvimento do aprendizado, como os seres humanos aprendem em ambientes educativos, como os alunos apreendem e se desenvolvem. E esta sempre foi à área que mais me encantou que despertou em mim maiores curiosidades. A maior experiência que tive dentro desta área, foi durante meu estágio aonde conseguir perceber que as tarefas que eram desenvolvidas que evolvia a emoção o aprendizado acontecia de forma rápida, portanto, sem alegria e sem emoção não havia conhecimento. Que era a partir da interação entre o sujeito e o meio, que ocorria a construção das estruturas da inteligência, o que implicava no desenvolvimento intelectual, o qual ocorre por meio de um processo de equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior. Bem como, toda ação supõe um interesse e o mesmo pode estar relacionado a uma necessidade. Assim toda ação, movimento, pensamento ou sentimento correspondem a uma necessidade, já que, tanto a criança como o adulto, só agem quando impulsionados por um motivo, que implica sempre uma necessidade. Desta forma, é de suma importância compreender a criança, sob todos os seus aspectos de desenvolvimento, para se detectar quais fatores são os responsáveis pelas suas dificuldades de aprendizagem. E para identificar certas questões temos que ter embasamento teórico, o qual só será possível, através de estudos na área. |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | O Projeto, fruto de uma pesquisa bibliográfica, utilizará conhecimento teórico, através de livros, arquivos, revistas, que tratam do assunto, os quais possam dar suporte de conhecimentos de métodos que possam despertar a curiosidade, assim como, métodos que possibilitem identificar o que o aluno deseja aprender. Também será utilizada uma pesquisa de campo em sala de aula para identificar quais são os temas que mais despertam interesse dos educando em conhecer. |
Referências bibliográficas: | COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús; SILVA, Milena da Rosa (Rev.). Desenvolvimento psicológico e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. CARRARA, Kester; DONGO MONTOYA, Adrian Oscar (Coord.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. |