Nome*: | Adriéli Severgnini dos Santos |
Email: | adrielisevergnini@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Soledade |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | LIMITES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Problema central da pesquisa: | Levando em conta os debates feitos em relação à questão da indisciplina nas salas de aula, é preciso que os professores atuantes em Educação Infantil consigam introduzir as noções de limites desde que os pequenos chegam à escola. Mas de que forma os professores de educação infantil podem introduzir as noções de limites nas crianças que estão nesta fase? |
Objetivos da pesquisa: | Objetivo geral : Investigar práticas metodológicas, que possibilitem a formação de valores e atitudes para a convivência harmoniosa entre professores e alunos. Objetivos especifícos: Observar a importância de trabalhar com atividades que desenvolvam boas maneiras de convivência em grupo. Levantar formas de aprendizagem que possibilitem desenvolver a noção de limites através de atividades prazerosas para as crianças. |
Justificativa: | Tendo em vista a necessidade de se estabelecer limites, para favoreçer a convivência entre professor e aluno, levando em conta o processo de ensino-aprendizagem, justfica-se, assim, o presente projeto, de como a noção de limites já pode e deve ser trabalhado desde o início da vida escolar. |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
Coleta de dados: | No presente projeto será observado o comportamento das crianças com visitas em escolas de educação infantil, como também investigado como os professores trabalham com esta questão, através de entrevistas com os mesmos. Além de participação em seminários que abordem o assunto discutido. |
Referências bibliográficas: | TIBA, Içami. Disciplina, limite na medida certa: novos paradigmas. 81 ed. São Paulo: Integrare, 2006. 217 p. REVISTA NOVA ESCOLA. Disponível em: <http://revistanovaescola.abril.com.br/criança-e-adolescente/comportamento/indisciplina>. Acesso em: 30 de março 2011. |