Nome*: | Maiara Cesar Murat |
Email: | maiaramurat@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Soledade |
Área da Pesquisa em Educação: | Psicologia Educacional |
Título provisório do projeto: | APRENDIZADO E IMPLICAÇÕES DESSE PROCESSO |
Problema central da pesquisa: | De que maneira o profissional da educação pode interferir no processo de desenvolvimento cognitivo da criança? Ao chegar à escola cada um traz um saber, impressões do grupo familiar, experiências sociais. O papel do educador é fundamental para provocar avanços que não ocorreriam espontaneamente. É por meio do convívio com o outro que novos conhecimentos serão construídos e as primeiras comunicações de afeto e confiança serão estabelecidas incluindo a aceitação das diferenças, a sustentação emocional que estabelecerá as bases para os relacionamentos futuros com as outras pessoas. Desse modo, cabe ao professor tomar consciência das suas limitações e potencialidades do grupo, identificar as habilidades pré-existentes na criança e estimular o seu amadurecimento a partir daquilo que ela já sabe. Nesse processo, a interação através de atividades entre os alunos de diferentes idades e níveis de desenvolvimento é inerente ao aprendizado. Pois o bom ensino acontece num processo colaborativo quando o professor consegue motivar a criança a usar sua criatividade p! ara vivenciar as situações de aprendizagem e aplicá-las de forma significativa e relacionada com a vida real. |
Objetivos da pesquisa: | -Discutir a ação de interferência do professor no ambiente escolar, analisando o comportamento do docente e do aluno face à repercussão no plano educacional diante das dificuldades; -Refletir sobre o contexto em que a criança se insere e as condições do meio de onde ela provém. |
Justificativa: | Acredito que a psicologia proporciona a compreensão do desenvolvimento humano, pois é fundamental para exercer a docência que estejamos preparados para criar juntamente com o aluno um ambiente interativo, empático e disciplinado, atendendo as necessidades e limitações da classe. Nesse sentido, também considero pertinente aprofundar o conhecimento em Métodos e técnicas de ensino, para que o processo educacional seja significativo e dinâmico. Assim, a inovação, a criatividade, a adaptação de tarefas e a diversificação das atividades são inerentes à prática para atingirmos o objetivo principal, despertar o interesse de aprendizagem no aluno. Dessa forma, concretizaremos o ensino com eficácia e cooperação. |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
Coleta de dados: | Será realizada uma pesquisa de campo, baseada na entrevista de professores e pais, observação de alunos em sala de aula e em momentos de recreação. Isso tudo, vinculado a uma pesquisa bibliográfica abordando idéias de alguns autores acerca do assunto. |
Referências bibliográficas: | - CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 17.ed. Petrópolis: Vozes, 1985. 304 p. - DREW, Walter F.; OLDS, Anita R.; OLDS, Henry F… Como motivar os alunos de hoje. São Paulo: Saraiva, 1977. 111 p. - MOREIRA, Paulo Roberto. Psicologia da educação: interação e identidade. São Paulo: FTD, 1994. 103 p. -CHALITA, Gabriel Benedito Issaac. Educação: a solução está no afeto. 14. ed. São Paulo: Gente, 2004. |