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De que maneira o profissional da educação pode interferir no processo de desenvolvimento cognitivo da criança? Ao chegar à escola cada um traz um saber, impressões do grupo familiar, experiências sociais. O papel do educador é fundamental para provocar avanços que não ocorreriam espontaneamente. É por meio do convívio com o outro que novos conhecimentos serão construídos e as primeiras comunicações de afeto e confiança serão estabelecidas incluindo a aceitação das diferenças, a sustentação emocional que estabelecerá as bases para os relacionamentos futuros com as outras pessoas. Desse modo, cabe ao professor tomar consciência das suas limitações e potencialidades do grupo, identificar as habilidades pré-existentes na criança e estimular o seu amadurecimento a partir daquilo que ela já sabe. Nesse processo, a interação através de atividades entre os alunos de diferentes idades e níveis de desenvolvimento é inerente ao aprendizado. Pois o bom ensino acontece num processo colaborativo quando o professor consegue motivar a criança a usar sua criatividade para vivenciar as situações de aprendizagem e aplicá-las de forma significativa e relacionada com a vida real. |
Maiara Cesar Murat - Email: maiaramurat@hotmail.com |