
Optei pela área da Educação Pré-escolar porque cursei o Curso Normal onde tive a oportunidade de realizar várias práticas e estágios pude analisar como é realmente a prática docente em sala de aula e o quanto o educador influência na vida de seus alunos. Realizei pré-estágios com educação infantil e anos iniciais com a turma do 1°ano onde pude perceber a diferença entre os mesmos pois na educação infantil apenas é introduzido as letras já no 1°ano começa a junção de silaba e percebe-se o quanto é difícil o processo de alfabetização para a criança. Gostei da prática realizada tanto na educação infantil como nos anos iniciais. Após realizei o estágio final com a educação infantil que durou aproximadamente 5 meses estando mais próximo das crianças conhecendo as diferenças entre elas. Atualmente estou atuando nesta área pelo turno da manhã no espaço criançando é um espaço reservado para as crianças brincarem e pelo turno da tarde atuo como auxiliar de docente com a turma do maternal onde participo do dia-a-dia das crianças com faixa etária 2 a 3 anos de idade percebendo o quanto o professor é essencial na formação da vida de seus alunos pois muitas vezes é ele quem dá o suporte inicial aos primeiros passos de seus alunos. Como agir diante dos comportamentos dos alunos? "Pré-escola é uma ambiente especial, deliberadamente criado para oferecer condições ótimas que proporcionem o desenvolvimento máximo das crianças antes dos sete anos e sua integração social". (RIZZO,Gilda.1989.p.32) "(...) a brincadeira é uma atividade humana na qual as crianças são introduzidas constituindo-se em um modo de assimilar e recriar a experiência sócio-cultural dos adultos".(WAJSKOP,Gisela.199.p.25) "(...) a garantia do espaço da brincadeira na pré-escola é a garantia de uma possibilidade de educação da criança em uma perspectiva criadora voluntária e consciente". (WAJSKOP,Gisela.199.p.25) "A música exerce um grande papel na educação pré-escolar, haja visto o papel de comunicação sensorial que ela propicia, desde o inicio da vida humana..." (RIZZO,Gilda.1989.p.242) "Para se comunicar coma as crianças em idade pré-escolar os professores necessitam saber se relacionar com a linguagem, como se processa o desenvolvimento da linguagem, como se processa o desenvolvimento da linguagem nas suas varias formas (gestos, fala, escrita, imagens), como e quando usar cada uma dessas formas".(FARIA,Anália.R.1989.p.8) "(...) a linguagem não pode ser descoberta sem o pensamento." (VYGOTSKY,L.S.1979,p.64) "a aprendizagem não é um processo durante o qual o sujeito limita-se a receber ou reagir automaticamente ao que é recebido, mas uma construção complexa, na qual o que e recebido do objeto e o que é contribuição do sujeito estão indissoluvelmente ligados" (PIAGET,Jean.1959.p.187) |
Jéssica Cristina Da Trindade - Email: jessicadatrindade@hotmail.com.br |