| Nome*: | Suzana lauter da Silva |
| Email: | suzi2243@yahoo.com.br |
| Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
| Área da Pesquisa em Educação: | Métodos e Técnicas de Ensino |
| Título provisório do projeto: | A importância do brincar na Educação Infantil |
| Problema central da pesquisa: | Como brinquedos e brincadeiras podem ajudar na aprendizagem das crianças. |
| Objetivos da pesquisa: | -Estimular a criatividadecom jogos e brincadeiras adequados para todas as idades; -Desenvolver a observação; -Compartilhar informações sobre brincadeiras; -Conhecer as regras de algumas brincadeiras; -Promover a integração entre os colegas; -Enriquecer o valor do ato de brincar paras as crianças. |
| Justificativa: | A brincadeira é uma das metodologias indispensáveis para o professor de Educação Infantil. Brincar é a atividade mais típica da vida humana, por proporcionar alegria, liberdade e contentamento. A escolha do tema deve-se ao grande interesse pelo mesmo e por entender que jogos e recreação não se reduzem simplesmente ao divertimento das crianças, mas tem a função de desenvolver a coordenação motora, o raciocínio, a expressão oral, a função lúdica, entre outros. |
| Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
| Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
| Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
| Coleta de dados: | Observação. |
| Referências bibliográficas: | LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. 1999. O direito de brincar: desenvolvimento cognitivo e a imaginação da criança na perspectiva de Vygotsky. In: XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA OMEP. Paraíba. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Educação Infantil da OMEP. p. 41-47. SOARES, M. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, 1985 |
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