| Nome*: | Mara Falcão |
| Email: | marafalcao2010@hotmail.com |
| Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
| Área da Pesquisa em Educação: | Educação Especial |
| Título provisório do projeto: | Os desafios da educação especial inclusiva |
| Problema central da pesquisa: | Esta pesquisa tem o objetivo de trazer informações sobre o assunto e experiências reais demonstrando seus sucessos e insucessos nas tentativas de inclusão de alunos especiais na escola regular a fim de nortear trabalhos que possam ser realizados em escolas que ainda não trabalham com este tipo de inclusão. É importante destacar a necessidade de envolvimento, não só da escola ou dos serviços de saúde, mas também da comunidade, da família, dos órgãos do governo e de todos os participantes no processo da Educação Inclusiva. Trata-se de um envolvimento conjunto, que torna o processo mas produtivo e adequado. Pois a pessoa com deficiência, também está inserida em um contexto globalizado. |
| Objetivos da pesquisa: | Tendo em vista a variedade de termos e a discussão entre os autores sobre o "termo correto' no contexto da inclusão, esclareço que no âmbito deste trabalho utilizei como forma de referência: "pessoa ou alunos com deficiência", considerando a sua condição de pessoa inteira e sua deficiência construída socialmente e a ela remetida (Diniz, 2007, apud Anjos 2009). Ao questionar as questões fundamentais para se alcançar a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular, Mantoan vai apontar os caminhos que levaram às arbitrariedades cometidas pelo sistema educacional e aos problemas a serem superados e que, ainda nos dias de hoje, excluem as pessoas com necessidades educacionais especiais. |
| Justificativa: | Neste projeto, procuramos salientar através de pesquisas realizadas em diversos sites da Internet e bibliografia específica a importância da inclusão de alunos especias em escola regular, onde a situação deve ser pensada como um todo, a partir da realidade de cada local. Para conseguir analisar a situação amplamente, necessita-se conhecer melhor sobre o assunto, sua situação de inclusão/exclusão na sociedade como um todo, discutir práticas e teorias partindo de uma questão sociocultural de cada indivíduo. Não pretendo me restringir aos aspectos legais, porém não se pode ignorar que eles norteiam e balizam a proposta da Educação Inclusiva. De um modo geral, constata-se que medidas legais se mostram insuficientes para a inclusão de forma plena e satisfatória. As práticas inclusivas são alvos de discussões diversas que se dão desde a forma de implementação das políticas públicas dentro das escolas, até a (re) ação e efeitos no comportamento dos professores. É importante destacar o papel do estado e a participação da sociedade civil nesse processo de construção, revisão e fortalecimento das políticas direcionadas para as peculiaridades de cada pessoa. Também se faz necessária a troca de conhecimentos, principalmente da legislação vigente para que não se permita a violação de direitos. |
| Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
| Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
| Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
| Coleta de dados: | Os dados serão coletados da seguinte forma: Pesquisa bibliográfica e documental: Pesquisa nos principais sites de busca e específicos sobre o tema tais como: www.jarbas.com.br (que engloba uma grande quantidade de outros sites de busca conhecidos como: cadê, terra, google e etc). www.novaescola.com.br (site da Revista Nova Escola da Editora Abril com entrevistas e depoimentos relatando experiências de trabalhos sobre o tema) www.pedagogiaemfoco.pro.br (site com artigos direcionados a educadores) |
| Referências bibliográficas: | BRITTO, Lucinda F. Integração social & educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993. EIZIRIK, Marisa Faermann, Porque a diferença ]incomoda tanto? Texto em artigo. Porto Alegre, 2000. SÁ, Nídia L. Educação de surdos: a caminho do bilingüismo. Niterói: EDUFF, 1999. SEMPRINI, Andrea. Multiculturalismo. Bauru, São Paulo: EDUSC, 1999. SKLIAR, Carlos (Org). Educação e Exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997. ___________________ A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998. |
Projeto de pesquisa: Educação Especial
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