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Projeto de pesquisa: Educação Especial

Nome*:Mara Falcão
Email:marafalcao2010@hotmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Especial
Título provisório do projeto:Os desafios da educação especial inclusiva
Problema central da pesquisa:Esta pesquisa tem o objetivo de trazer informações sobre o assunto e experiências reais demonstrando seus sucessos e insucessos nas tentativas de inclusão de alunos especiais na escola regular a fim de nortear trabalhos que possam ser realizados em escolas que ainda não trabalham com este tipo de inclusão.

É importante destacar a necessidade de envolvimento, não só da
escola ou dos serviços de saúde, mas também da comunidade, da família, dos
órgãos do governo e de todos os participantes no processo da Educação Inclusiva.
Trata-se de um envolvimento conjunto, que torna o processo mas produtivo e
adequado. Pois a pessoa com deficiência, também está inserida em um contexto
globalizado.
Objetivos da pesquisa:Tendo em vista a variedade de termos e a discussão entre os
autores sobre o "termo correto' no contexto da inclusão, esclareço que no âmbito
deste trabalho utilizei como forma de referência: "pessoa ou alunos com deficiência",
considerando a sua condição de pessoa inteira e sua deficiência construída
socialmente e a ela remetida (Diniz, 2007, apud Anjos 2009).
Ao questionar as questões fundamentais para se alcançar a inclusão
de pessoas com deficiência na escola regular, Mantoan vai apontar os caminhos
que levaram às arbitrariedades cometidas pelo sistema educacional e aos
problemas a serem superados e que, ainda nos dias de hoje, excluem as pessoas
com necessidades educacionais especiais.
Justificativa:Neste projeto, procuramos salientar através de pesquisas realizadas em diversos sites da Internet e bibliografia específica a importância da inclusão de alunos especias em escola regular, onde a situação deve ser pensada como um todo, a partir da realidade de cada local. Para conseguir analisar a situação amplamente, necessita-se conhecer melhor sobre o assunto, sua situação de inclusão/exclusão na sociedade como um todo, discutir práticas e teorias partindo de uma questão sociocultural de cada indivíduo.
Não
pretendo me restringir aos aspectos legais, porém não se pode ignorar que eles
norteiam e balizam a proposta da Educação Inclusiva.

De um modo geral, constata-se que medidas legais se mostram
insuficientes para a inclusão de forma plena e satisfatória. As práticas inclusivas são
alvos de discussões diversas que se dão desde a forma de implementação das
políticas públicas dentro das escolas, até a (re) ação e efeitos no comportamento
dos professores.
É importante destacar o papel do estado e a participação da
sociedade civil nesse processo de construção, revisão e fortalecimento das políticas
direcionadas para as peculiaridades de cada pessoa. Também se faz necessária a
troca de conhecimentos, principalmente da legislação vigente para que não se
permita a violação de direitos.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa de campo
Coleta de dados:Os dados serão coletados da seguinte forma:

Pesquisa bibliográfica e documental:

Pesquisa nos principais sites de busca e específicos sobre o tema tais como:

www.jarbas.com.br (que engloba uma grande quantidade de outros sites de busca conhecidos como: cadê, terra, google e etc).

www.novaescola.com.br (site da Revista Nova Escola da Editora Abril com entrevistas e depoimentos relatando experiências de trabalhos sobre o tema)

www.pedagogiaemfoco.pro.br (site com artigos direcionados a educadores)
Referências bibliográficas:BRITTO, Lucinda F. Integração social & educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.

EIZIRIK, Marisa Faermann, Porque a diferença ]incomoda tanto? Texto em artigo. Porto Alegre, 2000.

SÁ, Nídia L. Educação de surdos: a caminho do bilingüismo. Niterói: EDUFF, 1999.

SEMPRINI, Andrea. Multiculturalismo. Bauru, São Paulo: EDUSC, 1999.

SKLIAR, Carlos (Org). Educação e Exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.
___________________ A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
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