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Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar

Nome*:Daiane Farina
Email:daiane.farina@yahoo.com.br
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:A Importância do Desenho na Educação Infantil
Problema central da pesquisa:
Hoje em dia o desenho para muitos professores tornou-se uma atividade de passar o tempo, sem dando uma real importância para a forma que o aluno realiza, impondo-lhes o que é necessário desenhar, esquecendo que essa ação deveria ser espontânea ou entregando desenhos já prontos para somente ser pintados. Existem também aqueles que não dão importância para a àrea artística, alí que mora o perigo, pois através do desenho podemos compreender o nosso aluno como um todo e é a partir dalí que a criança se desenvolve como indivíduo autônomo. Através do desenho o que ela quer nós dizer? Por que nunca podemos dizer o que a criança desenhou e sim deixar que ela nós diga? O desenho está ligado com o desenvolvimento da escrita? Como alguns pesquisadores interpretam a evolução do desenho das crianças?
Objetivos da pesquisa:* Compreender a evolução do desenho, bem como suas diferentes fases;
* Analisar a faixa etária da criança com seu respectivo desenho;
* Identificar através do desenho que estágio determinada criança pertence e porque.
Justificativa:
Escolhi Educação Pré-Escolar, pelo fato de já ter realizado o meu estágio no magistério, ano passado, nessa área. Além de ser muito gratificante ver a evolução que os pequenos conquistam dia após dia. Considerando que tenho muito que aprender busco realizar o projeto encima da importância do desenho, pois muitas pessoas, até mesmo nós educadores, não sabemos analisar o desenho que o nosso aluno fez, somente atribuímos coisas do tipo: -"Que lindo". Não sabemos que é através do desenho que a criança busca se expressar e nem porque ela desenha de tal forma, utiliza tal cores, não esquecendo que com o passar dos anos a criança avança no estágio que diz respeito a evolução do desenho infantil.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa bibliográfica
Coleta de dados:
Referências bibliográficas:CARVALHO, Ana Maria A., BERALDO, Katharina E. A. Interação criança-criança: o ressurgimento de uma área de pesquisa e suas perspectivas. Cadernos de Pesquisa, n. 71, p. 55-62, 1989;

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