Nome*: | Daiane Farina |
Email: | daiane.farina@yahoo.com.br |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | A Importância do Desenho na Educação Infantil |
Problema central da pesquisa: | Hoje em dia o desenho para muitos professores tornou-se uma atividade de passar o tempo, sem dando uma real importância para a forma que o aluno realiza, impondo-lhes o que é necessário desenhar, esquecendo que essa ação deveria ser espontânea ou entregando desenhos já prontos para somente ser pintados. Existem também aqueles que não dão importância para a àrea artística, alí que mora o perigo, pois através do desenho podemos compreender o nosso aluno como um todo e é a partir dalí que a criança se desenvolve como indivíduo autônomo. Através do desenho o que ela quer nós dizer? Por que nunca podemos dizer o que a criança desenhou e sim deixar que ela nós diga? O desenho está ligado com o desenvolvimento da escrita? Como alguns pesquisadores interpretam a evolução do desenho das crianças? |
Objetivos da pesquisa: | * Compreender a evolução do desenho, bem como suas diferentes fases; * Analisar a faixa etária da criança com seu respectivo desenho; * Identificar através do desenho que estágio determinada criança pertence e porque. |
Justificativa: | Escolhi Educação Pré-Escolar, pelo fato de já ter realizado o meu estágio no magistério, ano passado, nessa área. Além de ser muito gratificante ver a evolução que os pequenos conquistam dia após dia. Considerando que tenho muito que aprender busco realizar o projeto encima da importância do desenho, pois muitas pessoas, até mesmo nós educadores, não sabemos analisar o desenho que o nosso aluno fez, somente atribuímos coisas do tipo: -"Que lindo". Não sabemos que é através do desenho que a criança busca se expressar e nem porque ela desenha de tal forma, utiliza tal cores, não esquecendo que com o passar dos anos a criança avança no estágio que diz respeito a evolução do desenho infantil. |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | |
Referências bibliográficas: | CARVALHO, Ana Maria A., BERALDO, Katharina E. A. Interação criança-criança: o ressurgimento de uma área de pesquisa e suas perspectivas. Cadernos de Pesquisa, n. 71, p. 55-62, 1989; CRESAS. Accueillir à la creche, à l'école. Paris: INRP, L'Hamattan, 1991; FIORANI, Anna, MUSATTI, Tullia. L'inserimento del bambino al nido e Il processo di socializzazione tra coetanei. In MUSATTI, Tulia, MANTOVANI, Susanna (eds.). Stare insieme al nido: relazioni sociali e interventi educativi. Bergamo: Juvenilia, 1986; GARDNER, Horward. A criança pré- escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la. Tradução de Carlos Alberto S. N. Soares. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 227 p.; LUQUET, G. H. Arte Infantil. Lisboa: Companhia Editora do Minho, 1969; MALVERN, S. B. "Inventing 'child ast': Franz Cizek and modernism" In: British Journal of Aesthetics, 1995, 35(3), p. 262-272; MANTOVANI, Susanna, MUSATTI, Tullia. Adulti e Bambini: educare e comunicare. Bergamo: Juvenilia, 1983; MANTOVANI, Susanna, TERZI, Nice. L'inserimento. In BONDIOLI, Anna, MONTONANI, Susanna (eds.). Manuale Critico dell' Asilo Nido. Milano: Franco Angeli, 1987; MEREDIEU, F. O desenho Infantil. São Paulo: Cultrix, 1974; Naville, Pierre. "Elements d'une bibliographie critique". In: Enfance, 1950, n. 3-4, p. 310. Parsons, Michael J. Compreender a Arte. Lisboa: Ed. Presença, 1992. OLIVEIRA, Zilma M. R. ET alli. Creches: crianças, faz-de-conta & Cia. Petrópolis: Voves, 1992; PIAGET, J. A formação dos símbolos na Infância. PUF, 1948; PRAMLING, Ingrid, LINDAHL, Marita. Entering the world of daycare. Paper presented at the Vth European Conference on Child Development. Seville: Sapin, 1992; RABELLO, Sylvio. Psicologia do desenho Infantil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1935; READ, HEBERT. Educação Através da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1971; RIOUX, George. Dessin ET Structure Mentale. Paris: Presses Universitaires de France, 1951; ROSEMBERG, Fulvia. Mãe que é mãe deixa seu filho em creche? Psicologia Atual, p. 38-42, 1982; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. O apego e as reações da criança à separação da mãe: uma revisão bibliográfica. Cadernos de Pesquisa, n. 48, p. 3-19, 1984; ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde et alli. A construção de uma proposta pedagógicas para creches: uma trajetória de pesquisa em psicologia do desenvolvimento. Paidéia, n. 1, p. 9-16, 1991; SANCHES ROSSINI, Maria Augusta. Pedagogia Afetiva. 6. Ed. 118 p. SILVEIRA BARBOSA, Maria Carmen.; GRAÇA SOUZA HORN, Maria da. Projetos pedagógicos na educação infantil. 128 p.; VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984; WALLON, Henri. Do ato ao pensamento. Porto Alegre: Portucália Editora, 1966. |
Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar
Marcadores:
Comentário (bibliografia sugerida),
Educação Pré-Escolar,
Passo Fundo,
Projeto de Pesquisa
Salvar postagem como:
PDF