Nome*: | Otaviana da Silva Bortolloti |
Email: | otavianabortolloti@rocketmail.com |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Avaliação da Aprendizagem |
Título provisório do projeto: | A Avaliação da Aprendizagem na Primeira Infância |
Problema central da pesquisa: | O professor ainda tem duvidas na forma que deve avaliar uma criança, Os critérios que usa dependem dos processos de funcionamento utilizados na escola, por isso, a avaliação escolar acaba se tornando um instrumento comparativo usados pelo professor. Como avaliar corretamente observando os interesses e necessidades da criança nas áreas cognitivas, emocionais, sociais e físicas? |
Objetivos da pesquisa: | * Analisar as dificuldades que o professor tem na hora de avaliar a criança. * Observar os métodos e procedimentos de avaliação usados pelo professor. * Examinar os diferentes contextos nos quais a criança interage no âmbito familiar, comunitário e escolar. |
Justificativa: | O presente projeto surgiu na dificuldade na hora de avaliar a aprendizagem de uma criança pequena na pré-escola. A avaliação tem como objetivo acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança na educação e a avaliação ainda não são obrigatórios é uma opção da família, com isso, o educador tem dificuldade em trabalhar as diferenças tanto sociais e culturais. Os métodos e procedimentos de avaliação usados são informais, não tem critérios onde se apoiar, são elaborados por orientadores que utiliza modelos contendo itens uniformes de comportamento. |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
Coleta de dados: | Entrevista, Questionário, Observação |
Referências bibliográficas: | DEVRIES, Rheta.; ZAN, Betty.; HILDEBRANDT, Carilyn.; EDMIASTON, Rebecca.; SALES, Christina.O Currículo Construtivista na Educação Infantil: práticas e atividades. Tradução de Vinicius Figueira. -Porto Alegre: Artmed, 2004. LLEIXÁ, Teresa A. Educação Infantil: Desenvolvimento, currículo e organização escolar. Trad. Fatima Murad. 5ª. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2004. GODOI, Elisandra G. Avaliação na Educação Infantil: Um encontro com a realidade. -Porto Alegre: Mediação, 2004. SPODEK, Bernard.; SARACHO, Olivia N. Ensinando Crianças de Três a Oito Anos. Trad. Claudia Oliveira Dornelles. -Porto Alegre: Artmed, 1998. KAMII, Constance.; DEVRIES, Rheta. Piaget para a Educação Pré-Escolar. Trad. Maria Alice Bade Danesi. -Porto Alegre: Artes Medicas, 1991. |