Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Avaliação da Aprendizagem

Nome*:Otaviana da Silva Bortolloti
Email:otavianabortolloti@rocketmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Avaliação da Aprendizagem
Título provisório do projeto:A Avaliação da Aprendizagem na Primeira Infância
Problema central da pesquisa:
O professor ainda tem duvidas na forma que deve avaliar uma criança, Os critérios que usa dependem dos processos de funcionamento utilizados na escola, por isso, a avaliação escolar acaba se tornando um instrumento comparativo usados pelo professor.
Como avaliar corretamente observando os interesses e necessidades da criança nas áreas cognitivas, emocionais, sociais e físicas?
Objetivos da pesquisa:* Analisar as dificuldades que o professor tem na hora de avaliar a criança.
* Observar os métodos e procedimentos de avaliação usados pelo professor.
* Examinar os diferentes contextos nos quais a criança interage no âmbito familiar, comunitário e escolar.
Justificativa:
O presente projeto surgiu na dificuldade na hora de avaliar a aprendizagem de uma criança pequena na pré-escola. A avaliação tem como objetivo acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança na educação e a avaliação ainda não são obrigatórios é uma opção da família, com isso, o educador tem dificuldade em trabalhar as diferenças tanto sociais e culturais. Os métodos e procedimentos de avaliação usados são informais, não tem critérios onde se apoiar, são elaborados por orientadores que utiliza modelos contendo itens uniformes de comportamento.
Natureza da pesquisa:Analisar um problema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa de campo
Coleta de dados:Entrevista, Questionário, Observação
Referências bibliográficas:DEVRIES, Rheta.; ZAN, Betty.; HILDEBRANDT, Carilyn.; EDMIASTON, Rebecca.; SALES, Christina.O Currículo Construtivista na Educação Infantil: práticas e atividades. Tradução de Vinicius Figueira. -Porto Alegre: Artmed, 2004.


LLEIXÁ, Teresa A. Educação Infantil: Desenvolvimento, currículo e organização escolar. Trad. Fatima Murad. 5ª. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2004.


GODOI, Elisandra G. Avaliação na Educação Infantil: Um encontro com a realidade. -Porto Alegre: Mediação, 2004.


SPODEK, Bernard.; SARACHO, Olivia N. Ensinando Crianças de Três a Oito Anos. Trad. Claudia Oliveira Dornelles. -Porto Alegre: Artmed, 1998.


KAMII, Constance.; DEVRIES, Rheta. Piaget para a Educação Pré-Escolar. Trad. Maria Alice Bade Danesi. -Porto Alegre: Artes Medicas, 1991.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...