Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Psicologia Educacional

Nome*:Jéssica Bugança
Email:jessica.buganca@hotmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Psicologia Educacional
Título provisório do projeto:Contos de Fadas e Psicanálise: uma relação possível
Problema central da pesquisa:
A adolescência é atravessada e submetida a provações e provas até ser ultrapassada rumo ao amor e à vida nova. Nos contos ela é um período de feitiço, encantamento, sortilégio que tanto podem ser castigos merecidos quanto não merecidos, mas que servem de refúgio ou de proteção para a passagem da infância à idade adulta. Será que nos contos de fada o Eros (o desejo) habita Psique (a alma)?
Objetivos da pesquisa:
Compreender porque as crianças estão tornando-se adultos mais cedo em comparação com a época de nossos pais e avós realizando uma associção de suas fantasias sexuais com o aspecto lúdico e liberador dos contos de fadas ao deixarem vir á tona desejos, fantasias, manifestações da sexualidade infantil, oferecendo à elas recursos para lidar com eles no imaginário; Analisar a relação existente entre o despertar sexual da criança relacionando com os contos com a teoria de Freud.
Justificativa:
A verdadeira educação pode respeitar e aproveitar a natureza infantil. Se a fantasia e as emoções infantis puderem estar integradas no processo de desenvolvimento e conhecimento, a criança irá sentir-se respeitada e terá condições satisfatórias de ingressar em um mundo social e cultural. Nossa sociedade dessacralizou a realidade e eliminou quase todos os ritos, assim os contos funcionam como espécie de "rito de passagem" antecipado. Isto é, não só auxiliam a criança a lidar com o presente, mas ainda a preparam para o que está por vir, a futura separação de seu mundo familiar e a entrada no universo dos adultos.
Natureza da pesquisa:Analisar um problema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa bibliográfica
Coleta de dados:
Tendo Freud como principal autor do referencial teórico e a base para uma construção metodológica da pesquisa, pretendo também trabalhar com um grupo de adolescentes com dinâmicas a serem definidas a posteriori.
Referências bibliográficas:Disponível em http://www.fae.br/cur_psicologia/literaturas/A%20Bela%20e%20a%20Fera.pdf. Acesso em 16 de set.2011.

CHAUÍ, Marilena. Repressão Sexual.Ed. Brasiliense, 1984, pág. 32-54.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...