Nome*: | Elizandra Dalla Libera |
Email: | elizdallalibera@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Especial |
Título provisório do projeto: | INCLUSÃO X EXCLUSÃO: Desafios e possibilidades no processo de aprendizagem no ensino fundamental |
Problema central da pesquisa: | Como determinado na LDB 9394/96, é dever do estado o atendimento educacional especializado gratuito preferencialmente na rede regular de ensino aos indivíduos portadores de necessidades educacionais especiais. Minha experiência enquanto educadora de educação especial e pesquisas por mim lidas permitem perceber que a inclusão na educação infantil está sendo eficaz, devido aos objetivos serem mais flexíveis. Entretanto ao chegarem ao ensino fundamental ela desmorona, pois as diferenças ficam mais visíveis e o currículo menos adaptativo, e quem possui alguma necessidade especial, vai se excluindo pelo próprio sistema educacional e o resultado de tudo isso é sentimento de fracasso de ambas as partes envolvidas. Sem uma resposta positiva da rede de ensino regular, voltam à escola especial em busca da aprendizagem através do currículo funcional. Portanto é preciso questionar três pontos importantes: 1.Esta prática esta incluindo ou excluindo pessoas da rede de ensino público? 2.Como validar o currículo funcional nas escolas regulares, juntamente com o currículo obrigatório? 3.O que é de importância para meu aluno incluso, estar letrado ou desenvolver os AVDs ( atividades da vida diária)e AVPs (atividades da vida prática)? |
Objetivos da pesquisa: | Clarear o sentido da palavra Inclusão; Identificar e analisar os métodos e adaptações feitas na rede de ensino público, e no currículo do ensino fundamental no que se refere à Educação Inclusiva; Estabelecer uma nova proposta de ensino, através do currículo funcional para a Educação Inclusiva; Destacar aspectos a serem revistos ou melhorados no contexto da Inclusão Escolar; Relacionar as referências teóricas já existentes com a prática, a fim de promover melhora na vida escolar no educando incluso; Elucidar as formas de avaliação, com o intuito de promover o aluno incluído, pelo seu progresso diário; |
Justificativa: | É preciso analisar como as escolas públicas estão incluindo os educandos com necessidades educacionais especiais e propor alternativas práticas com programas para família, flexibilização curricular com a prática do currículo funcional, plano de implementação e adequações, acessibilidade plena e suporte ao professor. Através dessas iniciativas estaremos promovendo o desenvolvimento, a socialização e a aprendizagem dos alunos, não só com o intuito de letra-los, mas torná-los sujeitos ativos no contexto social. |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa analítico-descritiva |
Coleta de dados: | A coleta de dados será realizada, por meio da observação. |
Referências bibliográficas: | CIQUEIRA, Maria Teresa Almeida. Currículo funcional na educação especial para o desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual de 12 a 18 ano. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1068-4.pdf. Acesso em: 02 set. 2011. FIGUEIREDO, R.V.de et al:. Aspectos do desenvolvimento cognitivo de crianças com deficiência mental e metodologia de pesquisa. In.: VIEIRA CRUZ, S.H. (Org) A criança fala.São Paulo: Cortez, 2008, p. 245-263. GOMES, Adriana Leite Lima Verde et al:. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Universidade Federal do Ceará, 2010. GLAT, Rosana (Org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de janeiro, 2007. LOURO, Guacira Lopes. A escola e a pluralidade dos tempos e espaços. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.) Escola básica na virada do século cultura, política e currículo. São Paulo: Cortez, 2000. MACEDO, Lino de. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed, 2005. PHILLIPPE, Perrenoud. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999. SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2000. TORRES GONZÁLEZ, José Antonio. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. |
Projeto de pesquisa: Educação Especial
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