Nome*: | Deise Sangalli |
Email: | deisesangalli@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Psicologia Educacional |
Título provisório do projeto: | Relação pais e filhos e seus reflexos na aprendizagem |
Problema central da pesquisa: | Para Vygotski a família é a principal mediadora do desenvolvimento da criança, sendo que a aprendizagem ganha significado quando contruída em um contexto familiar. O objetivo da pesquisa é de aprofundar a discussão sobre o processo de aprendizagem analizando o papel que a família e escola assumem neste processo contudo nos perguntamos: Qual a importância da família na formação e desenvolvimento da criança?Será que a escola está desenvolvendo metodologias e práticas pedagógicas que suprem as necessidades dos alunos? |
Objetivos da pesquisa: | Compreender o comportamento das crianças em vários aspectos do crescimento e desenvolvimento analizando a sua inter-relação com as necessidades de aprendizagem. Descrever os níveis afetivo e cognitivo durante a aquisição do conhecimento da criança; Analizar a práxis pedagógica nas diferentes escolas; Investigar a criança em ambientes não escolares(sociedade); Analizar a relação da criança com a familía, nível afetivo; |
Justificativa: | A família e o meio familiar em que a criança está inserida é o primeiro ambiente de aprendizagem sendo que é apartir deste momento que a criança aprende os valores e as primeiras habilidades sociais,a educação do indivíduo hoje está ordenada pela ciência que define o tipo ideal de pai, de mãe, de filhos, de alunos e de escola que a sociedade necessita; Devemos aprofundar mais no fundamento da aprendizagem da criança em casa e na sociedade, verificando as dificuldades de aprendizagem e percebendo se elas estão ligadas com o meio familiar reconhecendo a família como principal ponto de apoio para a constituição psíquica da criança. |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | |
Referências bibliográficas: | ALESSANDRINI, Cristina D. Oficina Criativa e Psicopedagogia. São Paulo: Casa do psicólogo Livraria e Editora Ltda, 1996. MERANI, Alberto L. Psicologia e Pedagogia- As idéias pedagógicas de Henri Wallon. México: Gribalbo, 1997. FARLAND, H.S.N.Mc. teoria pedagógica e Prática Educacional. Porto Alegre: Globo, 1997. FAVERO, Altair. A. et al. Apresentação de trabalhos científicos: normas e orientações práticas. 4.ed. rev e ampl. Passo Fundo: Editora UPF ,2008. ANDRE,Marli Eliza Dalmazo Afonso de (Coord.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: papirus, 2005. 143 p. |
Projeto de pesquisa: Psicologia Educacional
Marcadores:
Comentário (bibliografia sugerida),
Passo Fundo,
Projeto de Pesquisa,
Psicologia Educacional
Salvar postagem como:
PDF
