Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Psicologia Educacional

Nome*:Deise Sangalli
Email:deisesangalli@hotmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Psicologia Educacional
Título provisório do projeto:Relação pais e filhos e seus reflexos na aprendizagem
Problema central da pesquisa:
Para Vygotski a família é a principal mediadora do desenvolvimento da criança, sendo que a aprendizagem ganha significado quando contruída em um contexto familiar. O objetivo da pesquisa é de aprofundar a discussão sobre o processo de aprendizagem analizando o papel que a família e escola assumem neste processo contudo nos perguntamos:
Qual a importância da família na formação e desenvolvimento da criança?
Será que a escola está desenvolvendo metodologias e práticas pedagógicas que suprem as necessidades dos alunos?
Objetivos da pesquisa:Compreender o comportamento das crianças em vários aspectos do crescimento e desenvolvimento analizando a sua inter-relação com as necessidades de aprendizagem.

Descrever os níveis afetivo e cognitivo durante a aquisição do conhecimento da criança;

Analizar a práxis pedagógica nas diferentes escolas;

Investigar a criança em ambientes não escolares(sociedade);

Analizar a relação da criança com a familía, nível afetivo;
Justificativa:
A família e o meio familiar em que a criança está inserida é o primeiro ambiente de aprendizagem sendo que é apartir deste momento que a criança aprende os valores e as primeiras habilidades sociais,a educação do indivíduo hoje está ordenada pela ciência que define o tipo ideal de pai, de mãe, de filhos, de alunos e de escola que a sociedade necessita;
Devemos aprofundar mais no fundamento da aprendizagem da criança em casa e na sociedade, verificando as dificuldades de aprendizagem e percebendo se elas estão ligadas com o meio familiar reconhecendo a família como principal ponto de apoio para a constituição psíquica da criança.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa bibliográfica
Coleta de dados:
Referências bibliográficas:ALESSANDRINI, Cristina D. Oficina Criativa e Psicopedagogia. São Paulo: Casa do psicólogo Livraria e Editora Ltda, 1996.

MERANI, Alberto L. Psicologia e Pedagogia- As idéias pedagógicas de Henri Wallon. México: Gribalbo, 1997.

FARLAND, H.S.N.Mc. teoria pedagógica e Prática Educacional. Porto Alegre: Globo, 1997.

FAVERO, Altair. A. et al. Apresentação de trabalhos científicos: normas e orientações práticas. 4.ed. rev e ampl. Passo Fundo: Editora UPF ,2008.

ANDRE,Marli Eliza Dalmazo Afonso de (Coord.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: papirus, 2005. 143 p.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...