Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Psicologia Educacional

Nome*:Eliane Silveira Macedo
Email:macedo.nany@gmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Psicologia Educacional
Título provisório do projeto:Sexualidade na Educação Infantil
Problema central da pesquisa:
A partir do conhecimento da teoria psicanalítica de Sigmund Freud, que rompe com a imagem de criança inocente,elaborei este projeto a fim de, principalmente com a faixa etária das primeiras fases de tal teoria, descobrir como trabalhar o tema da sexualidade na educação infantil, de uma forma adequada à compreensão das crianças? Partindo das descobertas que eles mesmos trazem como, por exemplo: Por que os meninos não tem "peca"? ou Por que os meninos fazem xixi em pé e as meninas sentadas?
Objetivos da pesquisa:Elaborar uma estratégia adequada de como tratar em sala de aula o tema em questão, tendo em vista a noção que as crianças trazem a respeito, muitas vezes sem esclarecimentos no âmbito familiar.
Justificativa:
Os questionamentos das crianças a respeito da sexualidade vem aumentando significativamente principalmente ao iniciarem na educação infantil. A necessidade de esclarecimentos objetivos à esses questionamentos, sem censura, sem maiores danos ao desenvolvimento da formação de uma postura considerada positiva frente esse assunto, cada vez mais importante para o crescimento da criança, fundamenta esta pesquisa. Através dela se terá uma visão abrangente de como se processa a interferência do desenvolvimento da sexualidade na aprendizagem da criança como uma questão vital na atualidade
Natureza da pesquisa:Analisar um problema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa de campo
Coleta de dados:Observação
Referências bibliográficas:GENTILE, Paola. Eles querem falar de sexo: Revista Nova Escola, São Paulo, v.191, abr 2006.

GURGEL, Thais. O despertar da sexualidade: Revista Nova Escola, São Paulo, v.229, jan/fev 2010.

FREUD, Sigmund. Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Delta, [19--]. v.18



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...