Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de Pesquisa

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA (PARFOR)

Projetos de Trabalho na Educação Infantil
Disciplina: Pesquisa em Educação

Professor: Edemilson Brandão
Acadêmica: Mauren S. Annes

Passo Fundo, abril de 2011



TEMA:
Projetos de Trabalho na Educação Infantil

PROBLEMA:
A questão de como elaborar um Projeto de Trabalho me deixa muito inquieta, pois sinto dificuldades em elaborar o mesmo, comentei com a equipe diretiva da escola que igualmente sentia as demais colegas de trabalho com a mesma dificuldade muitas vezes até por não possuírem formação na área que atuam.
Foi então que ficou deliberado para meu pré projeto de pesquisa o tema “Projetos de Trabalho na Educação Infantil”, visando orientar o trabalho pedagógico e romper com as tradições do trabalho docente, tendo em vista o aprendizado de maneira diferente, divertida e lúdica.

JUSTIFICATIVA:
Inspiro-me numa crescente busca de possibilitar uma significativa aprendizagem para os alunos, neste estudo especificamente com alunos da Educação Infantil. Identifico no pensamento de Pedro Demo, Paulo Freire, Fernando Hernandez, Maria da Graça Souza Horn, as bases epistemológicas deste trilhar pedagógico.
O objeto de estudo está focado nos alunos e professores da Educação Infantil Municipal. A cada novo Projeto de Trabalho procuro referenciais que me ajudem na construção de um projeto que envolva todos os processos da educação, é aí que começam minhas dúvidas: sei que um projeto deve partir do interesse dos alunos, que preciso articular com os conteúdos que constam no Regimento Escolar, porém estou sempre me perguntando quais seriam os passos que devem constar em um Projeto? Qual tempo de duração? Será que os conteúdos estão de acordo com o que os alunos esperavam?
Outro fator determinante na escolha deste tema é a falta de teoria e de prática para elaborar um Projeto, pois durante o curso de graduação e de formação continuada, estudamos como um projeto deve ser, contudo sempre fico na dúvida se estou fazendo certo, ainda há a preocupação com os alunos das outras turmas que as professoras não têm formação na área e, muitas vezes, acabam por não fazer o projeto, apenas seguem os conteúdos.
Penso que o projeto precisa ser um norteador do trabalho pedagógico, para tanto a grande necessidade de desvendar essas questões perturbadoras.

OBJETIVO GERAL:
* Desenvolver um processo de estudo e reflexão acerca dos elementos fundamentais para a teoria e prática de Projetos de Trabalho com a Educação Infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Aprofundar o entendimento de Projetos de Trabalho em temáticas atuais que afetam diretamente a Educação Infantil.
* Construir mecanismos para análise, reflexão e posicionamento acerca da temática – Projetos de Trabalho.
* Debater problemáticas inerentes aos Projetos de Trabalho que estão sendo trabalhados na Educação Infantil.

TIPO DE TRABALHO:
Pesquisa de campo e bibliográfica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
CONSTRUIR Notícias: Pedagogia Espaço Pedagógico. Os projetos de trabalho, o espaço escolar e a formação dos alunos. Disponível em: < http: //WWW.construirnoticias.com.br>. Acesso em 21 maio 2010.
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1985.
GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1983.
FAZENDA, Ivani C. A. Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio. Curitiba: Positivo, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
HERNANDEZ, Fernando; HORN, Maria da Graça Souza (Rev.) A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
LOPES, Antonia Osima et al; VEIGA, Ilma A. P. (coord.). REPENSANDO a didática. 13 ed. Campinas: Papirus, 1998.
MACHADO, Nilson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1996.
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos: Uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das Múltiplas Inteligências. 7. ed. São Paulo: Èrica, 2009.
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos: Etapas, papéis e atores. 4. ed. São Paulo: Èrica, 2009.
RAUBER, Jaime José; et al. FAVERO, Altair; Gaboardi, Ediovani Antônio (Coord.) Apresentação de trabalhos científicos: normas e orientações práticas. 4. ed. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2005.
VEIGA, Ilma P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1996.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...