TEMA
como fazer uma seleção de métodos e técnicas de ensino eficazes para que ocorra efetiva construção de conhecimento em sala de aula.
JUSTIFICATIVA
o presente projeto originou-se da necessidade de selecionar métodos e/ou técnicas de ensino adequados aos objetivos propostos para as aulas. pois levando em conta que alunos possuem conhecimentos e habilidades muito diferenciadas e que um trabalho único e homogêneo para todos levaria, fatalmente ao fracasso.
OBJETIVOS
- identificar quais métodos e técnicas de ensino podemos encontrar em uso nas escolas da atualidade.
- levantar referenciais teóricos que indiquem quais métodos e técnicas de ensino existem e suas definições e diferenças.
- conhecer a realidade da turma, com o intuito de identificar quais métodos e técnicas irão ser mais eficazes na construção do conhecimento.
- estabelecer relações entre os referenciais teóricos e a realidade encontrada na turma.
PROBLEMA
quais os melhores metódos e técnicas para a construção do conhecimento em sala de aula?
TIPO DE TRABALHO
pesquisa bibliográfica e de campo
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VEIGA, I.P. de A.(Org.). Técnicas de Ensino: por que não?
Campinas: Papirus, 1991.
ZABALA, A. A Prática Educativa; como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.