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Projeto de Pesquisa

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia PARFOR II - LP

PROJETO DE PESQUISA
Inclusão Escolar
Acadêmica: Quelen Cinara Blatt

Professor Edemilson Brandão
Disciplina: Pesquisa em Educação


Passo Fundo, abril de 2011.


Tema
Inclusão Escolar

Justificativa
Através deste projeto pretendo mostrar que a inclusão social surgiu como oposição à prática da exclusão, em seu sentido total, os "diferentes" eram considerados incapazes, levando assim uma vida sem grandes perspectivas. Ainda hoje, na educação existem muitas discussões referentes à inclusão das pessoas com deficiência na escola regular, pois implica numa mudança de paradigmas, causando alterações na prática educativa e desacomodando toda a comunidade escolar. A Educação Inclusiva é, hoje em dia, um tema muito discutido em encontros de educadores. Percebe-se, porém, a falta de relação entre a teoria, muito estudada, e as práticas dos educadores. Este estudo tem como objetivo principal contribuir para a elucidação do termo Educação Inclusiva visando a melhoria do processo de ensino aprendizagem, garantindo a todos os alunos a permanência e o sucesso escolar. A valorização da diversidade, na sala de aula, torna-se uma das melhores oportunidades de aprendizagens. Os professores continuam bem divididos quanto ao entendimento da educação inclusiva, uns acreditam, ser ainda a aceitação de alunos deficientes em sala de aula, enquanto outros, vindo ao encontro do estudo, estendem a educação inclusiva como a percepção e valorização das diferenças, num sentido de diversidade, multiculturalidade.

Objetivos
  • Compreender que a educação inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular.
  • Analisar que a Inclusão Escolar trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos.
  • Percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.

Problematização
Nas últimas décadas, o discurso da inclusão escolar assumiu status privilegiado. Entretanto, existem diversas controvérsias no plano dos discursos e das práticas. Há autores e profissionais que, defendendo a inclusão escolar como parte integrante de um movimento maior de inclusão social, atuam na educação pela universalização do acesso e pela igualdade de ensino. E, há aqueles, pouco informados, que têm interpretado a inclusão escolar como mero acesso de alunos a necessidade de ouvir professores deve-se ao fato de que muitos estudos têm sido feitos na área da inclusão e pouca mudança tem se percebido na prática, pois mais do que criar condições para os deficientes, a inclusão é um desafio que implica mudar a escola como um todo. É valorizar as peculiaridades de cada aluno, atender a todos na escola, incorporar a diversidade, sem nenhum tipo de distinção. A inclusão é um processo cheio de imprevistos, sem fórmulas prontas e que exige aperfeiçoamento constante. com algum tipo de deficiência na classe comum. A leitura da realidade escolar indica a existência de um conflito entre a concepção de teóricos, especialistas ou não, na área de inclusão e o que se observa nos ambientes educacionais. Este estudo tem como objetivo contribuir para a elucidação do termo Educação Inclusiva visando a melhoria do processo de ensino aprendizagem, garantindo a todos os alunos a permanência e o sucesso escolar.
Analisando o tema levanta-se algumas questões fundamentais: O professor está buscando esclarecimento sobre o assunto? O professor está preparado para Inclusão Escolar? Que subsídios a escola oferece para o professor trabalhar a Inclusão Escolar? A escola tem estrutura para receber alunos especiais?

Tipo de Trabalho
Neste trabalho serão realizadas entrevistas com professores e alunos e comunidade escolar tendo em vista a opinião de cada segmento. Será mostrado através de estudos de grupos que a inclusão e exclusão começam na sala de aula, são as experiências cotidianas das crianças nas salas de aula que definem a qualidade de sua participação e a gama total de experiências de aprendizagem oferecidas em uma escola.

Referências Bibliográficas
ALVES, F. Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio. Rio de Janeiro: WAK, 2003.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MITTLER, P. Educação Inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
PARR, T. Tudo bem ser diferente. São Paulo: Panda, 2002.
RAMOS, R. Na minha escola todo mundo é igual. São Paulo: Cortez, 2004.
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