Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de Pesquisa

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia  PARFOR

 

 
PROJETO DE PESQUISA
Educação Pré-escolar

 
Caroline Polippo

 
Professor Edemilson Brandão
Disciplina: Pesquisa em Educação

 

 
Passo Fundo, abril de 2011.

 
Tema:
A importância do faz-de-conta no contexto do ambiente Pré-escolar.

 
Justificativa:
Justifica-se o desenvolvimento deste Projeto de Pesquisa a partir da necessidade de uma reflexão por parte das escolas de Educação Infantil, sobre a estruturação de uma proposta pedagógica que leve em consideração a importância do jogo, mais especificamente do faz-de-conta (jogos simbólicos), em seu cotidiano e em todos os níveis. Pois estudos apontam que conforme a criança cresce, menos tempo é oferecido na escola para que ela possa brincar livremente e mais tempo ela fica sentada sem sair do lugar.
O jogo, a brincadeira, fascinam as crianças em todas as idades. Elas são completamente absorvidas em situações de jogos espontâneos. Até mesmo os alunos mais introspectivos, não param de correr um segundo, para não serem pêgos em uma brincadeira de "pega-pega"! Assim como até mesmo o aluno mais agitado da classe, é capaz de ficar quietinho, escondido por longos minutos, para não ser encontrado em uma brincadeira de "esconde-esconde". Ou seja, observando as crianças durante estes momentos, pode-se afirmar que o jogo em suas diversas formas, é componente fundamental para o desenvolvimento de diferentes condutas na criança, bem como para aprendizagem de diversos tipos de conhecimento.
Nesse sentido, o espaço ocupado pelo jogo em sala de aula, traz experiência e liberdade de criação, permitindo que as crianças expressem suas emoções, percepções e compreensões sobre o mundo em que vivem, além de ser um importante espaço de interação, promovendo a socialização com o grupo e a própria descoberta de si, enquanto sujeito singular, inserido em um contexto grupal.

 
Objetivos:
  • Articular o faz-de-conta (jogo simbólico) com as atividades previstas no Currículo da Pré-Escola.
  • Adequar o tempo de brincar, a disponibilidade de material e o espaço de brincar, de acordo com as condições disponíveis na escola.
  • Buscar diferentes materiais (sucata, por exemplo) que possam interessar as crianças no momento do faz-de-conta.
  • Respeitar as crianças como seres espontâneos e criativos.
  • Cultivar o hábito de observar e analisar os educandos nestes momentos para conhecer suas percepções de mundo e a realidade na qual estão inseridos.
  • Introduzir no planejamento diário os temas evidenciados durante o faz-de-conta.
 
Problematização:
Durante o faz-de-conta, a criança reflete os valores e constrói sua visão de mundo. Qual a importância da intervenção do educador no sentido de superar preconceitos e proporcionar relações saudáveis e solidárias? De que maneiras o educador pode realizar essa intervenção?

 
Tipo de Trabalho:
Para realizar o estudo deste projeto realizou-se uma pesquisa bibliográfica.

 
Referências Bibliográficas:
BROUGÉRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 1995.
__________. Jogo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. São Paulo: Cortez, 1997.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...