Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de Pesquisa

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
PEDAGOGIA - PARFOR II



PROJETO DE PESQUISA
Aluna: Márcia Pernoncini Lago

Professor Edemilson Brandão

Disciplina: Pesquisa em Educação

Título:
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Tema:
A criança no processo de iniciação escolar

Justificativa:
O presente trabalho originou-se da necessidade de uma reflexão sobre a saída da criança de sua casa e seu ingresso na escola de educação infantil, cuja passagem representa a primeira ruptura com a família para integrar um grupo mais amplo de pessoas.

Objetivos:
1) Refletir sobre o desenvolvimento da criança na escolaridade inicial.
2) Verificar a relevância do apoio dos adultos, pais e professores, nesta fase do processo evolutivo.
3) Contextualizar a concepção de infância e de desenvolvimento infantil dentro das propostas pedagógicas praticadas em sala de aula.

Problema:
A criança quando ingressa na escola, traz marcas da cultura familiar. O processo de escolarização exige o controle da impulsividade, o reconhecimento de papéis de funções entre os adultos responsáveis pela educação da criança. Na escola há o constante desafio de enfrentar a realidade com suas diferenças, tanto em relação ao objeto do conhecimento como em relação às pessoas envolvidas no ato de aprender-ensinar. Os pais assumem um lugar destacado no processo de identificação das crianças. A renúncia da posse dos pais ocasiona sentimentos de perda de referência, de vazio interior e estranhamento, impulsionando a criança a buscar na escola e nos grupos sociais fora da família, elementos para desenvolver ações e obter reconhecimento pela produção pessoal. A criança em sua totalidade, antes não considerada pela pedagogia, passa a ser estudada e compreendida como ser concreto, capaz de intervir no meio desde o seu nascimento. As pesquisas sobre as concepções educativas contribuem para a construção de uma prática pedagógica cada vez mais consciente e atual na medida de em que revelam a intencionalidade educativa. Surge então, a necessidade de uma diversidade de conhecimentos para orientar as práticas pedagógicas, no sentido de dar conta de uma variedade de aspectos, saberes e experiências exigidas para a educação de crianças pequenas. Para que haja uma formação adequada dos professores de educação infantil, é preciso um esforço redobrado para compreender a dinâmica do desenvolvimento infantil em seus múltiplos aspectos e especificidades.

Referências bibliográficas:
GALVÃO,Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1996.
KRAMER, Sonia. Com a pré-escola nas mãos. São Paulo: Ática, 1994.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
SKINNER, B.F. Ciência e comportamento humano. São Paulo: Editora Universitária, 1976.
VYGOTSKY, Lev Semenarich. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins, 2001.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...