UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA II - PARFOR
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA II - PARFOR
PROJETO DE PESQUISA
Planejamento Educacional
Acadêmica: Marilene F. Escandiel da Silva Ferreira
Planejamento Educacional
Acadêmica: Marilene F. Escandiel da Silva Ferreira
Professor: Edemilson Brandão
Disciplina: Pesquisa em Educação
Disciplina: Pesquisa em Educação
TEMA:
A importância do Planejamento Educacional.
JUSTIFICATIVA:
Todo o trabalho realizado de forma desorganizada, com desleixo e carente de princípios norteadores caminha a passos largos rumo a um iminente fracasso. É impossível avançar de maneira produtiva, seja em qual for o setor, se não houver precocemente um planejamento minucioso que estabeleça os objetivos, a linha de ação, a metodologia e cada aspecto do assunto em questão. Planejar propicia melhores condições de se alcançar sucesso em um projeto. O planejamento antevê toda a possível trajetória, tenta prever situações deficitárias e encontrar soluções antes de se perder o foco e com vistas a um mínimo de prejuízos. Planejar é preparar detalhadamente o caminho a ser trilhado; permitindo uma caminhada com segura determinação e valendo-se de todas as ferramentas necessárias para a obtenção do êxito almejado.
OBJETIVOS:
- Conscientizar os educadores sobre a importância do planejamento;
- Mostrar efetivamente que o planejamento é fundamental para o êxito do trabalho docente;
- Fornecer subsídios teórico-metodológicos para a elaboração de um planejamento adequado;
- Promover a integração de experiências docentes no assunto em questão;
- Distinguir as amplitudes dos planejamentos existentes no âmbito educacional.
PROBLEMA:
Percebe-se que os professores estão, cada vez mais, abarrotados de afazeres; sendo que a grande maioria se divide em várias escolas a fim de cumprir sua carga horária. Esforçam-se para vencer um dia letivo de cada vez e com isso não raro se esquecem de que um bom planejamento otimiza o tempo, direciona ações e auxilia no cumprimento de metas de maneira organizada. Alguns entendem o planejar como uma forma de uniformizar e criar estudantes segundo o padrão governamental; acreditam que a criatividade e espontaneidade são tolhidas e negam-se a participar da benéfica ação de planejar. Como conquistar o respeito e a atenção destes docentes? Como encontrar tempo para planejar? Qual a melhor maneira de motivar os profissionais e conscientizá-los de que o tempo destinado à tarefa de planejar, estudar, pesquisar é altamente lucrativo? Como provar que um bom planejamento interfere no produto final positivamente? É possível reverter esta situação através do debate e da interação entre os docentes?
TIPO DE TRABALHO:
Serão realizados diversos momentos de debates, observação de quadros estatísticos, pesquisas e estudos sistematizados do assunto, observando todos os aspectos relacionados ao tema. Posteriormente se efetivará a construção de um projeto coerente, sólido e adequado à realidade a qual se destina.
Serão realizados diversos momentos de debates, observação de quadros estatísticos, pesquisas e estudos sistematizados do assunto, observando todos os aspectos relacionados ao tema. Posteriormente se efetivará a construção de um projeto coerente, sólido e adequado à realidade a qual se destina.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
VASCONCELLOS, Celso S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 5a ed. São Paulo: Libertad, 2004.
VÁZQUEZ, A. Sánchez. Filosofia da Praxis, 2a ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
HERNANDEZ, Ivane Reis C. Planejamento: Compromisso com a Ação. In: ENRICONE, Delcia & alii. Ensino - Revisão Crítica. Porto Alegre, Sagra, 1988.
COMÉNIO, João Amós. Didáctica Magna - tratado da arte universal de ensinar tudo a todos, 3a ed. Lisboa, Calouste Gulbenkian, 1985.
GANDIN, Danilo e CRUZ, Carlos H.C. Planejamento na Sala de Aula. Porto Alegre: 1995.
GIMENO SACRISTÁN, J. Plano do Currículo, Plano do Ensino: o papel dos professores. In: GIMENO SACRISTÁN, J. e PÉREZ GÓMEZ, A.I. Compreender e Transformar o Ensino, 4a ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ROSSA, Leandro. Planejamento escolar e o projeto político-pedagógico. In Revista de Educação AEC (132). Brasília: AEC, 2004.
VIANNA, Ilca O.A. Planejamento Participativo na Escola. São Paulo: EPU, 1986.
ROJO, Roxane H.R. Modelização Didática e Planejamento: duas práticas esquecidas do professor? In: KLELIMAN, Angela B. A Formação do Professor: perspectivas da lingüística aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.
VASCONCELLOS, Celso S. 3a Parte: Projeto de Ensino-Aprendizagem. In Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico, 10a ed. São Paulo: Libertad, 2002.