UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia - LP
PROJETO DE PESQUISA
Avaliação Escolar
Acadêmica: Alessandra Goelzer Alves Antunes
Professor: Edmilson Brandão
Disciplina: Pesquisa em Educação
Passo Fundo, abril de 2011.
TEMA:
Avaliação como parte integrante do processo de ensino aprendizagem.
JUSTIFICATIVA:
O presente projeto surgiu da necessidade de repensarmos os métodos de avaliação vigentes, pois a avaliação ainda hoje é vista com a finalidade de classificar e promover o educando em apenas um determinado momento do processo de ensino aprendizagem. No entanto avalia deve fazer parte do cotidiano como algo constante e permanente no sentido de mediar, construir e repesar a atuação docente e a construção do conhecimento.
Avaliar a aprendizagem é muito mais necessário para oferecer subsídios à prática pedagógica do que para dar nota aos alunos. Ela somente terá sentido quando exercer o papel de diagnóstico, levando o educador a refletir sua prática pedagógica.
A avaliação é parte integrante do processo de ensino aprendizagem e é uma etapa essência, que deve ser mediadora e continua, em todos os lugares e instantes possíveis dos processos educativos, analisando sempre todo e qualquer avanço realizado pelo aluno, respeitado suas particularidades.
OBJETIVOS:
· Repensar os métodos avaliativos tradicionais;
· Valorizar o educando como um todo e como parte integrante do processo de ensino aprendizagem;
· Compreender a avaliação como um processo continuo e permanente, analisando todo e qualquer avanço realizado pelo educando;
· Conscientizar os educadores da importância do processo de avaliação e seu real significado.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como está sendo avaliado o processo de ensino aprendizagem de nossos alunos? Avaliamos nosso aluno em um momento ou como um todo no processo de ensino aprendizagem? Somos coerentes em nossas avaliações? Usamos os resultados da avaliação para refletirmos nossa prática pedagógica? Avaliamos os avanços diários de nossos alunos?
TIPO DE TRABALHO:
Pesquisa bibliográfica e entrevistas com educadores.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CONDEMARÍN, Mabel; MEDINA, Alejandra. Avaliação autêntica: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2005
DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa. 8.ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
HOFFMAN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
HOFFMAN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 20.ed. Porto Alegre. Mediação, 2003.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 18.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
.