UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO PEDAGOGIA II - PARFOR
PROJETO DE PESQUISA
EDUCAÇÃO PRÉ - ESCOLA
Acadêmica: Nélis Valduga Welter
Professor: Edemilson Brandão
Disciplina: Pesquisa Em Educação
TEMA:
Afetividade na Pré-Escola
JUSTIFICATIVA:
As escolas deveriam entender mais de seres humanos e de amor do que de conteúdo e técnicas educativas. Elas têm contribuído em demasia para a construção de neuróticos por não entenderem de amor, de sonhos, de fantasias, de símbolos e de dores. (Saltini, 2002, p.15)
Vivemos num mundo em que o homem está cada vez mais individualista esquecendo-se que mais do que estar envolvido na correria do dia-a-dia é valorizar a vida e suas relações. Em meio a tantos casos de violência e de descaso o ser humano está desprovido de humanidade e esquece que para vivermos em sociedade são necessários alguns valores. Hoje grupos e mais grupos de pessoas pelo mundo, procuram reencontrar a identidade perdida, o valor da emoção, a integridade do ser e o resgate destes valores.
O ensino tem como função principal, levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais. Na Pré-Escola, a relação entre professor e aluno, carece de um clima de maior afetividade, visto que, nessa fase de escolaridade, o aluno faz do ambiente escolar uma extensão do lar, em busca de segurança e afeto.
Acreditamos que "não dá para ensinar pensando apenas na cabeça do aluno, pois o coração também é importante” (MELLO, 2004:18); no contexto atual, é necessário que a escola procure comprometer-se não apenas com o desenvolvimento cognitivo do educando, mas principalmente com seu desenvolvimento sócio emocional.
O acordo silencioso existente, muitas vezes, entre professor e aluno, acaba se transformando em um jogo sedutor, onde o professor conquista a atenção do aluno e desperta seu interesse para o conhecimento. É nessa conquista sedutora, carregada de energia afetiva que o professor transmite seus conteúdos escolares e o aluno apreende, ou seja, "é mediante o estabelecimento de vínculos afetivos que ocorre o processo ensino-aprendizagem” (CODO e GAZZOTI, 2002).
A prática pedagógica deve sempre prezar o bem estar do educando. Quando o educador consegue entender o poder dessa pedagogia do amor e toda a bem querência que a mesma traz, mais e mais alunos aprenderão com maior facilidade e gosto e,acima de tudo,mais e mais professores notáveis e inesquecíveis passarão pela vida de nossos educandos deixando suas marcas positivas.E para isso justifica-se o tema proposto.
OBJETIVOS:
Objetivo Geral:
Promover a integração social se desprendendo de atitudes tradicionais, visualizando uma escola mais aberta e mais flexível para acolher uma diversidade de alunos com diferentes interesses, motivações e capacidades de aprender,priorizando adotar uma prática educacional que reconhece e respeita a dignidade do educando,dando importância à afetividade no processo ensino-aprendizagem.
Objetivos Específicos:
Despertar nas crianças a consciência da valorização de conceitos éticos fundamentais e intrapessoais;
Demonstrar capacidade de compartilhar e cooperar com o grupo;
Realizar atividades que façam sentido para o professor e para o aluno;
Facilitar um diálogo onde o contexto sócio histórico de cada aluno seja valorizado;
PROBLEMA:
Vivemos uma época que se caracteriza por inúmeras exigências e desafios. Momento de profundas e significativas mudanças no campo de atuação de todo e qualquer profissional. A ação é constante e presente em todos os setores da sociedade. E a escola por sua vez, não pode eximir de sua responsabilidade. Ela precisa buscar novos caminhos que venham oportunizar aos alunos e aos profissionais da educação melhor atuação junto ao objeto de conhecimento.
O momento, é decisivo para o homem do século XXI, não basta só a competência intelectual, é preciso também às competências intrapessoal e interpessoal, ou seja, ele precisa aprender lidar com os seus sentimentos para poder compreender,respeitar e conviver com o outro de forma harmoniosa.
O que faz então o aluno estar motivado para aprender? Como o professor pode auxiliar seus alunos no despertar para as aulas? Que motivações o aluno tem para aprender/ Como o ser humano aprende?
RECURSOS:
Aproveitamento de materiais didáticos pedagógicos, instalações e equipamentos disponíveis na escola,bem como a dedicação,participação efetiva e acompanhamento sistemático do projeto, de todos os envolvidos no mesmo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ALVES, R.A. Conversas com quem gosta de ensinar. 20 ed. São Paulo: Cortez Editora 1985.
ALVES, R.A.Estória de quem gosta de ensinar. 11 ed. São Paulo: Cortez Editora 1987.
BALLONE, G.J.Neurofisiologia das emoções - in.Psiq. Web Psiquiatria Geral,Internet,2002.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano -compaixão pela Terra. Petrópolis, Rio de Janeiro. Ed. Vozes. 1999.
CHALITA, G. Pedagogia do amor: a contribuição das histórias universais para a formação de valores das novas gerações. São Paulo:Ed.Gente.2003.
CURY, A. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Ed Sextante. 2003.
FERREIRA, A.B.H. Mini Aurélio. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira. 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11 Ed, São Paulo: Paz e Terra. 1996.
TEZOLIN, M. Re-criando a educação: uma nova visão da psicologia do afeto. 4 ed.Rio de Janeiro:DP&A.2003.
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