Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

projeto de pesquisa

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA (PARFOR)


PROJETO

EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DA APRENDIZAGEM E A MUSICALIDADE


Tamara Danielle Pereira Machado


Pesquisa em educação


Edemilson Brandão



Passo Fundo, abril de 2011.

Tema:
Desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem em crianças de dois à três anos e a importância da musicalidade.

Justificativa:
Inúmeros estudos e práticas pedagógicas tratam do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem, através da musicalidade. A criança em suas características peculiares demonstra grande sensibilidade e gosto pela música, sendo que o presente trabalho surge da observação e percepção da professora no interesse das crianças pela música "O Grilo". Todas as vezes que convidávamos as crianças para formar a rodinha ´de música elas corriam, posicionavam-se e falavam "o grilo prô", percebendo o entusiasmo da turma procuraremos utilizar aquilo que chama a atenção das mesmas para construirmos conhecimentos e desenvolvermos suas habilidades e potencialidades. A turma supracitada faz parte da Rede Municipal de Educação Infantil, na Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz, Berçário II de 2 (dois) à 3 (três) anos.

Objetivo:
  • demonstrar a importância da utilização da música no desenvolvimento da linguagem;
  • conhecer as características do grilo e sua relação com a natureza;
  • conscientizar sobre o respeito e a preservação da natureza;
  • conhecer os processos de evolução da linguagem e sua interrelação com a aprendizagem;
  • incentivar o gosto pela pesquisa.
Problematização:
O desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem são processos intrinsecamente ligados, pois partindo do pressuposto que a criança aprende por associação, a utilização da música torna-se um instrumento relevante para esse processo. Nas escolas é imprescindivel usufruir de todos as ferramentas para incentivar a pesquisa, a curiosidade e a vontade de aprender. No entanto, ainda persiste o uso múscia apenas para a socialização, aprimoramento da motricidade e ritmo, deixando-se de explorar sua riqueza para a construção do conhecimento.
Hipótese:
A música auxilia no processo de desenvolvimento da linguagem e sua interrelação com a aprendizagem.
Tipo de pesquisa:
Pesquisa bibliográfica e exploratória.
Cronograma:
contato com a escola para realização do projeto 1 dia;
pesquisa bibliográfica 5 dias;
revisão de literatura 15 dias;
elaboração de questionário para os pais sobre o grilo 2 dias;
desenvolvimento das atividades e pesquisas com as crianças 14 dias;
elaboração de documento para divulgação de imagens e resultados;
análise dos procedimentos e resultados 5 dias.
Referências Bibliográficas
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia.13 ed.São paulo: Saraiva, 1999.
FÁVERO, Altair Alberto; GABOARDI, Antônio; CENCI, Angelo. Apresentação de trabalhos científicos: normas e orientações práticas. 4. ed. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2008.
LAMPREIA, Carolina. Linguagem e atividade no desenvolvimento cognitivo: algumas reflexões sobre as contribuições de Vygotsky e Leontiev. Psicologia: reflexão e crítica. v.12, n.1, Porto Alegre, 1999. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000100015&lng=pt&nrm=iso>
LEGARDA, Maria Del Carmen Ordóñez; MIKETTA, Alfredo Tinagero. Estimulação Precoce: inteligência emocional e cognitiva. Tomo 2. de 1 à 3 anos. São Paulo: Grupo Cultural, 2008.
LORENZI, Regine Marie Pascale Langon; CHIES, Roselice Parmegiani. Música e matemática: atividades sonoras ajudam a construir o pensamento lógico-matemático. Revista do Professor. v.25, n.99, jul./set., 2009. p.5-12
PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Vygotsky e Piaget: (a relevência do social). 3. ed. São paulo: Summus, 2001.
ZABALBA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...