UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA II (PARFOR)
PROJETO DE PESQUISA
Elisete da silva
Prof. Edemilson Jorge Brandão
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA II (PARFOR)
PROJETO DE PESQUISA
Elisete da silva
Prof. Edemilson Jorge Brandão
PASSO FUNDO-RS
2011
TEMA:
Educação de adultos
JUSTIFICATIVA:
Busca-se com este trabalho de pesquisa uma reflexão-ação por parte da escola, professores e comunidade, onde toda uma sociedade se torne agente de transformações sociais, onde forma-se cidadãos mais
solidários, participativos, críticos e capazes construindo a completude de saberes e as competências capazes de superar as desigualdades do nosso tempo. Portanto essa mesma sociedade deve caminhar junto com a escola e demais segmentos, trilhando o mesmo caminho, priorizando uma educação de adultos que forme cidadãos para a convivência no mundo, com uma educação e conhecimento daquilo que devemos saber aquilo que devemos saber fazer, e daquilo que devemos ser/ conviver, aprendendo a viver juntos, aprendendo a viver com os outros, com os diferentes saberes de forma justa e solidária.
JUSTIFICATIVA:
Busca-se com este trabalho de pesquisa uma reflexão-ação por parte da escola, professores e comunidade, onde toda uma sociedade se torne agente de transformações sociais, onde forma-se cidadãos mais
solidários, participativos, críticos e capazes construindo a completude de saberes e as competências capazes de superar as desigualdades do nosso tempo. Portanto essa mesma sociedade deve caminhar junto com a escola e demais segmentos, trilhando o mesmo caminho, priorizando uma educação de adultos que forme cidadãos para a convivência no mundo, com uma educação e conhecimento daquilo que devemos saber aquilo que devemos saber fazer, e daquilo que devemos ser/ conviver, aprendendo a viver juntos, aprendendo a viver com os outros, com os diferentes saberes de forma justa e solidária.
OBJETIVOS:
- Oportunizar a jovens e adultos o acesso a escola, ao conhecimento e ao convívio social;
- Despertar o sonho, a independência, a autoconfiança, a oportunidade de opinar, ter conhecimento e fazer de seu contexto de forma critica e participativa;
- Oferecer uma educação básica de qualidade e de acordo com as reais necessidades e possibilidades de jovens e adultos. Desenvolvendo programas educacionais que procuram minimizar o índice de analfabetismo;
PROBLEMA:
Para que a educação de adulto passe a ser prioridade no atual contexto é necessário a realização de parcerias com os diversos segmentos da sociedade. Como? O que fazer para diminuir o alto índice de
analfabetismo no Brasil? Qual o papel da escola? Do professor alfabetizador? Da sociedade?
TIPO DE TRABALHO:
- Oportunizar a jovens e adultos o acesso a escola, ao conhecimento e ao convívio social;
- Despertar o sonho, a independência, a autoconfiança, a oportunidade de opinar, ter conhecimento e fazer de seu contexto de forma critica e participativa;
- Oferecer uma educação básica de qualidade e de acordo com as reais necessidades e possibilidades de jovens e adultos. Desenvolvendo programas educacionais que procuram minimizar o índice de analfabetismo;
PROBLEMA:
Para que a educação de adulto passe a ser prioridade no atual contexto é necessário a realização de parcerias com os diversos segmentos da sociedade. Como? O que fazer para diminuir o alto índice de
analfabetismo no Brasil? Qual o papel da escola? Do professor alfabetizador? Da sociedade?
TIPO DE TRABALHO:
Pesquisa Bibliográfica
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BOBIO, Norberto. Igualdade e liberdade. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1998.
RIO GRANDE DO SUL. Secretária da Educação. Alfabetiza Rio Grande 2005/2006, jovens e adultos: ressignificando os saberes do mundo letrado. Cadernos Pedagógicos- Departamento Pedagógico da SE. Divisão de Educação de Jovens e Adultos; 2005.
SAVIANE, Demerval. Educação: Do censo comum á consciência filosófica. São Paulo: Moderna, 1997.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BOBIO, Norberto. Igualdade e liberdade. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1998.
RIO GRANDE DO SUL. Secretária da Educação. Alfabetiza Rio Grande 2005/2006, jovens e adultos: ressignificando os saberes do mundo letrado. Cadernos Pedagógicos- Departamento Pedagógico da SE. Divisão de Educação de Jovens e Adultos; 2005.
SAVIANE, Demerval. Educação: Do censo comum á consciência filosófica. São Paulo: Moderna, 1997.