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Projeto de Pesquisa

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA II (PARFOR)

PROJETO DE PESQUISA
Elisete da silva

Prof. Edemilson Jorge Brandão


PASSO FUNDO-RS
2011


TEMA:
Educação de adultos

JUSTIFICATIVA:
Busca-se com este trabalho de pesquisa uma reflexão-ação por parte da escola, professores e comunidade, onde toda uma sociedade se torne agente de transformações sociais, onde forma-se cidadãos mais
solidários, participativos, críticos e capazes construindo a completude de saberes e as competências capazes de superar as desigualdades do nosso tempo. Portanto essa mesma sociedade deve caminhar junto com a escola e demais segmentos, trilhando o mesmo caminho, priorizando uma educação de adultos que forme cidadãos para a convivência no mundo, com uma educação e conhecimento daquilo que devemos saber aquilo que devemos saber fazer, e daquilo que devemos ser/ conviver, aprendendo a viver juntos, aprendendo a viver com os outros, com os diferentes saberes de forma justa e solidária.

OBJETIVOS:

- Oportunizar a jovens e adultos o acesso a escola, ao conhecimento e ao convívio social;
- Despertar o sonho, a independência, a autoconfiança, a oportunidade de opinar, ter conhecimento e fazer de seu contexto de forma critica e participativa;
- Oferecer uma educação básica de qualidade e de acordo com as reais necessidades e possibilidades de jovens e adultos. Desenvolvendo programas educacionais que procuram minimizar o índice de analfabetismo;

PROBLEMA:
Para que a educação de adulto passe a ser prioridade no atual contexto é necessário a realização de parcerias com os diversos segmentos da sociedade. Como? O que fazer para diminuir o alto índice de
analfabetismo no Brasil? Qual o papel da escola? Do professor alfabetizador? Da sociedade?

TIPO DE TRABALHO:
Pesquisa Bibliográfica

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BOBIO, Norberto. Igualdade e liberdade. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1998.
RIO GRANDE DO SUL. Secretária da Educação. Alfabetiza Rio Grande 2005/2006, jovens e adultos: ressignificando os saberes do mundo letrado. Cadernos Pedagógicos- Departamento Pedagógico da SE. Divisão de Educação de Jovens e Adultos; 2005.
SAVIANE, Demerval. Educação: Do censo comum á consciência filosófica. São Paulo: Moderna, 1997.

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