UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA II (PARFOR)
PROJETO DE PESQUISA
CLAUDETE TELES ZONATTO
PROF. EDEMILSON JORGE RAMOS BRANDÃO
PASSO FUNDO
2011
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA II (PARFOR)
PROJETO DE PESQUISA
CLAUDETE TELES ZONATTO
PROF. EDEMILSON JORGE RAMOS BRANDÃO
PASSO FUNDO
2011
TEMA:
Educação profissionalizante
JUSTIFICATIVA:
Justifica-se por engajar o aluno no mercado de trabalho, possibilitando refletir acera do mesmo, para que assim venha a perceber, compreender e enfrentar os desafios da sociedade, refletindo maduramente sobre sua profissão e sobre as possibilidades para as mudanças da realidade formando sua consciência política social unindo teoria e prática e desenvolvendo as competências necessárias para uma vida produtiva.
OBJETIVOS:
- Refletir sobre sua profissão e o mundo de trabalho;
- Ampliar o conhecimento em torno do ensino profissionalizante;
- Observar quais as iniciativas públicas e privadas em relação a educação profissionalizante;
- Analisar como ocorre a educação profissionalizante a luz de fundamentação teórica;
PROBLEMA:
O conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro, por isso a um consenso de que o desenvolvimento de um pais esta condicionado a qualidade de educação. Nesse sentido, qual a finalidade da educação profissionalizante? Os alunos saem preparados da educação profissionalizante para o mercado de trabalho? Quais as metas e expectativas do aluno que entra para a educação
profissionalizante?
TIPO DE TRABALHO:
Projeto de pesquisa
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASBRASIL. MEC, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996.
COSTA,H.; CONCEIÇÃO,M. (ORG). Educação Integral e Sistema de Reconhecimento e Certificação Educacional e Profissional. São Paulo: CUT 2005.
NOVAES, Paulo. Educação e Trabalho: O futuro dos recursos humanos. Brasília, MEC- 1970.
POCHANN, M. Juventude em busca de novos caminhos no Brasil. In: NOVAES,R.; VANNUCID, P: Juventude e sociedade: Trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Cortez, 2005, p. 106-127.
WARREN, Hugh. O ensino técnico e profissional. Rio de Janeiro- Fundação Getúlio Vargas, 1973.
Educação profissionalizante
JUSTIFICATIVA:
Justifica-se por engajar o aluno no mercado de trabalho, possibilitando refletir acera do mesmo, para que assim venha a perceber, compreender e enfrentar os desafios da sociedade, refletindo maduramente sobre sua profissão e sobre as possibilidades para as mudanças da realidade formando sua consciência política social unindo teoria e prática e desenvolvendo as competências necessárias para uma vida produtiva.
OBJETIVOS:
- Refletir sobre sua profissão e o mundo de trabalho;
- Ampliar o conhecimento em torno do ensino profissionalizante;
- Observar quais as iniciativas públicas e privadas em relação a educação profissionalizante;
- Analisar como ocorre a educação profissionalizante a luz de fundamentação teórica;
PROBLEMA:
O conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro, por isso a um consenso de que o desenvolvimento de um pais esta condicionado a qualidade de educação. Nesse sentido, qual a finalidade da educação profissionalizante? Os alunos saem preparados da educação profissionalizante para o mercado de trabalho? Quais as metas e expectativas do aluno que entra para a educação
profissionalizante?
TIPO DE TRABALHO:
Projeto de pesquisa
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASBRASIL. MEC, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996.
COSTA,H.; CONCEIÇÃO,M. (ORG). Educação Integral e Sistema de Reconhecimento e Certificação Educacional e Profissional. São Paulo: CUT 2005.
NOVAES, Paulo. Educação e Trabalho: O futuro dos recursos humanos. Brasília, MEC- 1970.
POCHANN, M. Juventude em busca de novos caminhos no Brasil. In: NOVAES,R.; VANNUCID, P: Juventude e sociedade: Trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Cortez, 2005, p. 106-127.
WARREN, Hugh. O ensino técnico e profissional. Rio de Janeiro- Fundação Getúlio Vargas, 1973.