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Projeto de Pesquisa

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA ( LP) PARFOR II

Acadêmica: Carine Godoy da Silva Pavi

Professor: Edemilson Brandão

Disciplina: Pesquisa em Educação

PASSO FUNDO
2011


TEMA:
O estudo da educação como fator de integração, inclusão e socialização no apoio às práticas pedagógicas de crianças inclusas em escolas regulares.

OBJETIVOS:
  • Analisar o envolvimento das crianças com necessidades especiais com os seguimentos da escola regulare;
  • Identificar como se dá a integração do pedagogo com os alunos inclusos na escola regular;
  • Reconhecer os métodos pedagógicos utilizados no desenvolvimento das atividades realizadas.
JUSTIFICATIVA:
De acordo com a Lei 9.394/96, capítulo V, Art. 58 entende-se por educação especial para efeitos desta lei a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais, portanto, enfatizando a educação especial como a atual realidade em todas as escolas, busca-se através da pesquisa a ser realizada a reflexão das práticas diárias sobre a integração, inclusão e educação das crianças em escolas regulares.
O estudo do tema exposto será de grande relevância, pois, muitos professores da rede regular ressaltam a dura realidade das condições de trabalho e os limites da formação profissional na área da educação especial.
A pesquisa visa contribuir com esses professores no que se refere às mudanças que poderão ocorrer no meio educacional e por meio dos resultados obtidos no estudo aqui apresentado.

PROBLEMA:
Em que medida as escolas regulares podem contribuir para a integração, socialização, inclusão e humanização das práticas pedagógicas de crianças com necessidades especiais, já que professores se dizem despreparados ?

TIPO DE TRABALHO:
Neste projeto serão realizadas observações em sala de aula, para identificar os métodos empregados pelos professores; e avaliar o envolvimento dos alunos com necessidades especiais nas atividades e no contexto escolar.
também será feito entrevistas com professores, funcionários, direção e pais sobre o que acreditam ser inclusão, se a escola está preparada para receber os alunos com NE e quais as melhores alternativas e técnicas que devem ser empregadas para resolver o problema.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MANTOAN, Maria Tereza Egle. A integração de pessoas deficiêntes: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Mennon/Senac,1997.
FELTRIN, A. E. Inclusão social na escola: quando a pedagogia se encontra com a diferença. São Paulo: Paulinas, 2004.
RODRIGUES, D. A educação e a diferença: valores e práticas para uma educação inclusiva. Porto, Porto Editora, 2001.
BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1088.
______. Lei 9.394, de 23 de dezembro de 1996, que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, DF: MEC,1996.
BUENO, José, G. S. Educação especial brasileira: integração, segregação do aluno diferente. São Paulo: Educ., 1993.
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