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projeto de pesquisa

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDOI
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA II PARFOR



PROJETO DE PESQUISA

O brincar na Educação Infantil


Keli Cristina da Silva dos Santos


Professor Doutor Edemílson Jorge Brandão


PASSO FUNDO-RS
2011


TEMA
EDUCAÇÃO INFANTIL


JUSTIFICATIVA
Essa pesquisa buscará mostrar a importância do brincar no desenvolvimento integral das crianças e a contribuição que ele dá a formação de atitudes sociais como respeito mútuo, cooperação, relação social e interação, auxiliando na construção do conhecimento.

OBJETIVOS
  • Apresentar um estudo sobre o brincar e apontar a importância dele no desenvolvimento integral das crianças.
  • Verificar se professores da Educação Infantil sabem da importância do brincar no desenvolvimento integral das crianças.
  • Valorizar e reconhecer a importância do tempo que as crianças dedicam ao brincar, pois é uma forma de linguagem, e através dele as crianças interagem com outras pessoas, expressam e comunicam seu mundo interno, elaboram e realizam construções mentais.


PROBLEMA
Pais e professores sabem da importância das brincadeiras no desenvolvimento e na aprendizagem infantil?
Professores desenvolvem brincadeiras em aula como forma de transmitir conteúdos?
Há estímulo para o desenvolvimento integral através do lúdico nas crianças?

HIPÓTESE
Através de brincadeiras se torna fácil para o professor a trasmissão dos conteúdos e as crianças assimilam melhor a tarefa proposta.
Professores preparados propiciam momentos de aprendizagem através de jogos e brincadeiras.
O brincar ajuda no desenvolvimento da linguagem, do raciocínio lógico e na formação social da criança.

TIPO DE TRABALHO
  • Pesquisa bibliográfica,
  • Pesquisa de campo: entrevista com pais e professores,
  • Observações das aulas e da rotina escolar e registros através de fotos e vídeos.


CRONOGRAMA
  • Preparação da pesquisa.
  • Revisão da literatura.
  • Elaboração do questionário para a entrevista.
  • Escolha e contato com as escolas.
  • Entrevista com pais e professores.
  • Observação das crianças na escola.
  • Organização do material coletado.
  • Análise final dos dados obtidos.
  • Redação do relatório, revisão e escrita do final da Pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Piaget, J. A psicologia da criança.Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
Kishimoto,T. M. (ORG). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.
Wajskop, G. Brincar na pré-escola. São Paulo: Cortez,1999.
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