UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia PARFOR II – LP
PROJETO DE PESQUISA
Gestão Escolar
Acadêmica: Fernanda Mello Gonçalves
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia PARFOR II – LP
PROJETO DE PESQUISA
Gestão Escolar
Acadêmica: Fernanda Mello Gonçalves
Professor Edemílson Jorge Brandão
Disciplina: Pesquisa em Educação
Passo Fundo, abril de 2011.
Disciplina: Pesquisa em Educação
Passo Fundo, abril de 2011.
Tema
Administração de Unidades Educativas
Justificativa
O presente trabalho visa analisar de forma mais realista possível a situação no que tange a administração de entidades educacionais públicas, tanto estaduais como municipais. Em outras palavras, a grande importância que a equipe gestora de qualquer órgão de ensino, tem para com essa atividade. Tudo isso, considerando-se que conforme as atitudes tomadas por essa equipe, o ensino realmente acontece ou não. Dessa forma, quais preceitos os gestores devem seguir? Qual o caminho menos tortuoso a educação deve percorrer? Os gestores são donos da escola? A boa gestão da escola depende unicamente das teias que forem sendo tecidas por todos, professores, trabalhadores em educação (educadores), comunidade e alunos.
Objetivos
- Compreender o processo gestor como base para o bom andamento das demais atividades educativas.
- Estabelecer comparação quanto à gestão privada e pública, diferenças e semelhanças.
- Reconhecer a importância da participação de toda a comunidade escolar no processo de consolidação da gestão escolar.
Problematização
Quais são as principais atribuições de uma equipe gestora frente a administração de uma unidade de ensino? De que forma a comunidade pode interagir no processo administrativo sem parecer intromissão ou descaso?
Referências Bibliográficas
ALVES, R.A.Estória de quem gosta de ensinar. 11 ed. São Paulo: Cortez Editora 1987.
BRASÍLIA.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,n.9394,de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL, Diário da República.Decreto Legislativo Regional nº 17/2010/A de 13-04-2010 ANEXO - Regime jurídico da criação, autonomia e gestão das unidades orgânicas do sistema educativo.Disponível em:< bdjur.almedina.net/item.php?field=item_id&value...> Acesso em 23 abr 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11 Ed, São Paulo: Paz e Terra. 1996.
VASCONCELLOS, Celso S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 5a ed. São Paulo: Libertad, 2004.