Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de Pesquisa

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia PARFOR II – LP


PROJETO DE PESQUISA
Inclusão Escolar
  
Acadêmica: Vanessa da Silva Fachi
Professor Edemilson Brandão
Disciplina: Pesquisa em Educação



Passo Fundo, abril de 2011.
Tema
Inclusão Escolar

Justificativa
Com este projeto buscarei demonstrar a efetiva importância de defender a igualdade entre as pessoas com necessidades especiais, por exemplo, a síndrome de down das ditas normais, em termos de direitos à educação.
Deficiência não é algo localizado em um indivíduo, mas criado e legitimado nas relações sociais, em especial, nas relações estabelecidas em organizações familiares, escolares e de trabalho. Professores, funcionários, pais e alunos participam e são co-responsáveis pelo processo de inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais. A atuação dos professores em sala de aula é determinante tanto para o desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais, quanto para a qualidade das interações que serão estabelecidas com os colegas de turma. Nesse sentido, as percepções de professores sobre as variáveis inerentes ao processo de inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down precisam ser investigadas para a compreensão da forma como esse processo é realizado nas escolas e para possibilitar modificações necessárias para o seu aperfeiçoamento. O conhecimento e a divulgação das necessidades, facilidades e dificuldades encontradas pelos professores no trabalho com alunos com Síndrome de Down no sistema regular de ensino possibilitará a reestruturação das condições de trabalho e das características das organizações escolares, facilitando a implementação de uma educação inclusiva. Além disso, os professores terão oportunidade de rever suas ações em turmas compostas por alunos com e sem necessidades especiais a partir da reflexão e compreensão das repercussões sociais de seu trabalho.

Objetivos
  • Verificar quais são as maiores dificuldades que a escola, funcionários e professores da rede regular de ensino encontram ao trabalhar com alunos que apresentam necessidades especiais, destacando alunos com síndrome de down.
  • Identificar até onde um aluno com síndrome de down pode desenvolver conhecimentos;
  • Valorizar as diferenças e necessidades decorrentes da deficiência;
  • Verificar como se dá abordagem de inclusão escolar ;
  • Analisar as dificuldades que os alunos têm ao estudar matemática;
Problematização
Assim como a saúde, o trabalho, o lazer, a educação também é um direito básico de cada cidadão. É fundamental iniciar a participação de cada individuo na vida em sociedade. E a escola, constitui-se no primeiro espaço para que isso ocorra, pois ensina os direitos, os deveres, o respeito ao próximo, e também respeita a diferença de cada um, e sabendo que nunca antes se valorizou tanto o direito de cada um se expressar, conforme suas próprias características individuais, que hoje vivemos em um mundo onde é impossível fechar os olhos a diferença, a diferença da igualdade e a escola mais do que nunca precisa estar preparada para a reconstrução do ensino regular que , embasada em um novo paradigma educacional , respeita a diversidade de forma humanística, democrática e percebe o sujeito aprendente a partir de sua singularidade, tendo como objetivo principal, contribuir de forma que promova a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal para que cada um se construa como um ser global ou seja precisa estar preparada para uma educação inclusiva.
Mas para termos um sistema educacional inclusivo, na definição ampla deste conceito, é preciso que partir do princípio de que todas as crianças podem aprender que se respeite e reconheça as diferenças de idade, sexo, etnia, língua, deficiências ou inabilidades, que o sistema metodológico atenda às necessidades de todas as crianças. Visar um processo abrangente, dinâmico, que evolui constantemente, não limitado ou restrito por salas de aulas numerosas, nem por falta de recursos adequados. Se pretendemos uma educação inclusiva, é urgente que façamos uma redefinição de planos, traçados na meta de fazermos uma escola voltada para a cidadania global, plena livre de preconceitos, que reconhece e valoriza as diferenças.
Pensando nesta educação inclusiva que neste projeto são levantadas algumas questões como: A escola esta preparada para incluir pessoas com necessidades especiais? Com inclusão ocorre aprendizagem? O professor(a) está preparado(a) para a inclusão? Como será o planejamento, infra-estrutura da escola em relação a educação inclusiva? Muitos são os questionamentos e por se tratar de um tema que não se manifesta de forma clara e precisa, procurarei desenvolver uma pesquisa qualitativa, visando verificar como isto tem se concretizado nas escolas de ensino fundamental, enfatizando alunos com síndrome de down.

Tipo de Trabalho
Neste trabalho serão realizadas entrevistas com professores e alunos e comunidade escolar tendo em vista questionar-los sobre a sua visão sobre inclusão escolar, dando ênfase para alunos com síndrome de down, aceitação do tema como válido, entre outros aspectos.
No projeto será levada em conta, sobretudo a visão que os professores têm sobre o conteúdo discutido, o que eles pensam e como a escola esta preparada ou se preparando para atender alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, também intervindo de opiniões de todos os alunos e então a partir das colocações de todos buscarem as soluções eficazes para averiguar os problemas que encontramos no processo de inclusão escolar, sobretudo com alunos com síndrome de down.
Outro método que será utilizado neste trabalho será a observação de uma aula de matemática, onde serão avaliados os procedimentos utilizados pela professora para introdução do mesmo, receptividade dos alunos em relação ao conteúdo, bem como a interação dos alunos com o mesmo, entre outros aspectos que me parecerem relevantes no decorrer da pesquisa.

Referências Bibliograficas
BECKER, F. A epistemologia do professor: O cotidiano na Escola.Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
BRASIL, Congresso Nacional Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília:Centro Gráfico, 1988.
________, Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394). Brasília: Centro Gráfico, 1996.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Especial: Política de Educação Especial. Brasília, 1994.
GODOY, H. P. Inclusão de alunos portadores de deficiência no ensino regular: recomendações internacionais e normas oficiais. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2002 [ Dissertação de mestrado em Distúrbios de Desenvolvimento].
MANTOAN, Maria Tereza Eglêr. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Ed. Moderna, 2003.
MAZZOTA, M. J. S. Educação Escolar: Comum ou ESpecial? São Paulo: Pioneira, 1987.
_________.Educação Especial no Brasil: História e Políticas Públicas. São Paulo: Cortez, 1996.
SCHWARTZMAN, J. S. et al. Síndrome de Down. São Paulo: Ed. Memnon, 1999.
STAINBACK, S. & STAINBACK, W. Inclusão: Um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...