UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA II (PARFOR)
PROJETO DE PESQUISA
Roseli de Fátima Granville
Prof. Edemilson Jorge Brandão
PASSO FUNDO - RS
2011
TEMA
Avaliação das Aprendizagens
JUSTIFICATIVA
A avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem, requer preparo e uma grande capacidade de observação dos nossos educadores, pois os professores não devem permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente classificatórias, sejam supervalorizadas em relação as suas observações diárias, é preciso deixar claro para os educandos que a prova é meramente formalidade. Dependendo da maneira como usamos e aplicamos métodos de avaliação, podemos levar nossos alunos ao topo ou ao fracasso, por isso devemos repensar diariamente a avaliação no sistema educacional e na realidade em que estamos inseridos, pois a avaliação deve funcionar como ajuda aos nossos alunos e não como cobrança e obrigação.
OBJETIVOS
- Compreender a aprendizagem como um processo permanente de aprendizagem, dinâmico e transformador;
- conscientizar os educadores, que devemos mudar, ousar, sendo a avaliação um processo mediador na construção do conhecimento;
- Respeitar o educando em todos seus aspectos, não usando nenhum tipo de discriminação, contribuindo assim para o seu crescimento pessoal.
PROBLEMA
Até quando as instituições de ensino usarão critérios de avaliação para excluir o aluno da escola e até mesmo da sociedade?
TIPO DE TRABALHO
Pesquisa bibliográfica
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DEMO, Pedro. AVALIAÇÃO QUALITATIVA: Polêmicas do nosso tempo. 6, Ed. Campinas: Autores Associados.
OSÓRIO, Débora. Avaliação do Rendimento Escolar: como ferramenta de exclusão social. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em:
<http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/aval01.htm>. Acesso em: 13/04/2011.