Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Orientação Educacional

A orientação educacional desenvolveu-se no contexto escolar, não só por ser a escola a instituição que oferece maiores possibilidades de contatos humanos, como ser capaz de programar, avaliar e interferir sobre os efeitos desses mesmos contatos.
A profissão Orientado educacional é regulamentada pelo Decreto nº 72.846, de 26 de setembro de 1973.
Na Instituição escolar o orientador educacional é um dos profissionais que compõe a equipe da gestão. Trabalhando diretamente com alunos ajudando no seu desenvolvimento e em parceria com os professores para compreender e agir de forma correta.Caracterizando assim, a Orientação Educacional é um processo contínuo, atuando junto ao educando em todas as modalidades de ensino, de forma integrada com os elementos responsáveis pela sua formação, visando a atender os objetivos da educação.
O Orientador também ajuda na proposta política pedagógica da escola. Porém é importante destacar que os professores e orientadores tem diferenças marcantes na atuação, o professor tem de estar voltado a sua pratica ao processo de ensino aprendizagem .Já o orientador não tem currículo a seguir e sim com a formação permanente do educando.
Mesmo assumindo um papel de extrema importância a maioria das escolas não tem esse profissional o que acaba deixando a desejar.
Suas atribuições são:

Planejar e coordenar a implantação e funcionamento do Serviço de Orientação Educacional em nível de: Escola e comunidade.

Coordenar o processo de sondagem de interesses, aptidões e habilidades do educando. Participar no processo de caracterização da clientela escolar;

Participar no processo de elaboração do currículo pleno da escola;

 Participar na composição caracterização e acompanhamento de turmas e grupos;

Participar do processo de avaliação e recuperação dos alunos;

Participar do processo de encaminhamento dos alunos estagiários;

Participar no processo de integração escola-família-comunidade;

Realizar estudos e pesquisas na área da Orientação Educacional.
No entanto podemos considerar que o conceito de orientação educacional esta em continua evolução, vinculado sempre as atividades escolares.

Janine

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...