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Avaliação da Aprendizagem

A avaliação é parte integrante do processo de ensino/aprendizagem e vem ganhando cada vez mais espaço nos debates a cerca da educação, devendo ser concebida como processo contínuo e permamente, partindo da observação que o educador faz no seu dia a dia de como se dá a construção do conhecimento por parte do aluno. O ato de avaliar não pode ser entendido como o momento final do processo em que se verifica o que o aluno alcançou.
Esta concepção de avaliação exige reflexão dos professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, visto que a questão não está na tentativa de uniformização do comprtamento do aluno, mas sim na criação de condições de aprendizagem que permitam ao educando, independente de seu nível, evoluir na construção do seu conhecimento.

Graciela de Goes

3 comentários:

  1. Avaliar é uma das tarefas mais difíceis para o professor hoje em dia,pois não se avalia o desenvolvimento do aluno somente através de provas escritas, mas sim, observando cada dia o crescimento, o aproveitamento e o interesse demonstrado pelo aluno durante as aulas.

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  2. A avaliação deve ser um processo contínuo, levando em consideração o desenvolvimento de cada aluno, de acordo com suas especificidades e nível de desenvolvimento. Uma avaliação consciente não compara a aprendizagem dos educandos, pois cada um vem de uma realidade ou contexto diferenciado. Medir a aprendizagem pelo resultado de uma prova, é outro método falho, pois em um único documento é impossível perceber a qualidade da aprendizagem do aluno frente ao contexto educativo como um todo. Nesse sentido, buscar novas maneiras de tornar o processo avaliativo mais justo e efetivo é uma necessidade constante dos professores/pesquisadores da atualidade.

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  3. Adriana Salete Nadal - PARFOR29 de março de 2011 16:17

    A avaliação na escola é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, a fim de diagnosticar o grau de aprendizagem de cada aluno em relação à programação curricular. A avaliação não deve priorizar somente o trabalho ou o processo, mas sim, buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de forma dialógica. O erro, é considerado como pista que indica como o aluno está relacionando o conhecimento que já possui com os novos conhecimentos que vão sendo adquiridos. O erro não representa a ausência de conhecimento adequado, já que toda resposta do processo de aprendizagem, seja certa ou errada, é um ponto de chegada, por mostrar os conhecimentos que já foram construídos e absorvidos, mas também é um ponto de partida, um recomeço para seguir novos caminhos.

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