Segundo Gandin (2001, p. 83)
é impossível enumerar todos tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas ideias em realidade. Embora não o faça de maneira consciente e eficaz, a pessoa humana possui uma estrutura básica que a leva a divisar o futuro, a analisar a realidade a propor ações e atitudes para transformá-la.
No âmbito da educação o planejamento é algo vital! O sucesso educacional está intimamente ligado a um bom e bem articulado planejamento. Ao planejar de maneira responsável o educador busca encontrar respostas; estabelecendo objetivos, meios e fins que conduzam a superação de uma problemática. É uma forma de pensar e prever um futuro mais promissor, mas sem deixar de levar em consideração as experiências passadas, as condições do presente e todo o contexto da questão. Planejar auxilia a ação educativa a trilhar caminhos mais seguros e possibilita a avaliação desta ação. Planejar e avaliar atuam juntos. Avaliar toda a ação, repensar algumas etapas que não foram plenamente satisfatórias e estar aberto a mudanças é fator preponderante para o sucesso de um planejamento seja educacional ou de qualquer outra área.
Para VASCONCELOS (1995, p.56) Planejamento Curricular é o "processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Em suma, o Planejamento Educacional se preocupa com o caminho a ser seguido para se chegar com segurança ao lugar desejado.
Marilene Escandiel da Silva Ferreira (Pedagogia LP - PARFOR)