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Lenára de Lourdes Nunes: Resenha

RESENHA:

 

NOME: Lenára de Lourdes Nunes

EMAIL: 13599@upf.br

LIVRO: O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores

CAPÍTULO: Todos

REFLEXÃO:       O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores

     A pesquisa tem o sentido de uma caminhada de investigação sobre um problema. Este se formula através de uma pergunta, que deve por sua vez, supor hipóteses. E como caminhada, que se desenvolve, a pesquisa segue passos específicos que a constroem como investigação. Os passos variam de um para outro tipo de pesquisa. Entende-se, assim, a pesquisa como uma construção, onde cada passo aproxima cada vez mais o pesquisador, da resposta procurada. Assim, o pesquisador, no desenvolvimento da pesquisa encontra recursos de investigação que são autores (obras) específicas ou questionários que poderão ser aplicados.
     O sentido da palavra metodologia tem variado ao longo dos anos, pois se reconhece hoje que a metodologia não tem mais o mesmo status próprio, precisando ser definida em um contexto teórico metodológico. Os elementos básicos de uma pesquisa implicam nos seguintes requisitos:
  - A formulação de um problema de pesquisa;
  - Um conjunto de perguntas cuja respostas mostrem novas e relevantes teorias;
  - A coleta de informações importantes e necessárias para encaminhar respostas;
  - A seleção das melhores fontes de informações;
  - O uso de um sistema teórico para interpretá-las;
  - A produção de perguntas e respostas formuladas pelo problema;
  - Indicação do grau de confiabilidade das respostas obtidas;
  - E por último a indicação da generalidade dos resultados, isto é, a extensão dos resultados obtidos.
     Cabe ao pesquisador um papel de desencadeador deste processo, então é necessário que desenvolva uma análise que identifique qual era o problema original. Em resumo, toda a pesquisa tem um problema, embora, sua formulação possa variar quanto à natureza ou modalidade.
     Se o problema que gera a pesquisa não pode ser respondido diretamente, significa que a realidade não pode ser apreendida diretamente, mas depende de um recorte dela que faça sentido. Este recorte é garantido pelo procedimento que seleciona as informações necessárias para uma leitura do pesquisador. Diferentes tendências farão recortes diferentes, mas não poderão prescindir do procedimento da coleta de informações.
     Com todos estes recursos fica a dúvida de como organizar o texto. A melhor maneira de organizar um texto é por meio de planejamento prévio, ou seja, sequencias de tópicos dentro do tema e das   informações a serem oferecidas. Deve-se organizar uma sinopse ampliada do texto.
     Outro procedimento importante para melhor controlar a adequação das informações do texto é garantir a existência de abertura e fechamento para cada tópico em outras palavras anunciar o que se pretende fazer naquele tópico e concluir dizendo o que espera.
     As fontes primárias versus as secundárias. Uma fonte primária é o texto original como foi escrito e impresso pelo autor. Uma citação de um autor sobre outro é uma fonte secundária e a poucas circunstâncias que justifiquem. As citações diretas são transcrições literais de uma parte de um texto, em revisões históricas estas transcrições assumem uma função fundamental na medida em que coloca o autor em contato direto com o texto original.
     Além de contribuir para o pesquisador na produção do conhecimento a revisão de literatura  mostra o respeito pela obra de outros pesquisadores, isto é um compromisso com toda a ciência.


AVALIAÇÃO: 5/5

ANEXO: 

 

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