Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Daiane Diênifer Farias - Pedagogia Passo Fundo

Tema: Drogas e gravidez na adolescência

A partir de algumas leituras de livros, revistas podemos perceber que os jovens são uma parte da sociedade muito vulnerável. Mas quando vemos jovens nas periferias, podemos perceber que são ainda mais vulneráveis.
Através de estatísticas do livro Drogas nas escolas podemos ver qual é realidade dos jovens de nossa atual sociedade sendo que " considerando somente os alunos que trabalham e estudam, percebe-se que quase 63% do total contribuem para o sustento familiar" (2005, p.35) , através dessa estatísticas podemos perceber o porque os jovens de periferias são os mais atingidos. Nesse mesmo livro falasse que um dos principais motivos apresentados em pesquisas pelos quais os jovens usam drogas é pela curiosidade, e afirma dizendo " tal curiosidade apoia-se na facilidade de acesso as drogas, na propaganda, nos atrativos simbólicos e nos significados sociais coletivos(...)".
 "O que chama atenção é os dados referentes a gravidez na adolescencia apavoram, sendo que suas principais causas é a falta de informação, o mau uso dos petódos contraceptivos ou até mesmo tem informação porém recusam-se a usar os métodos. Os dados apotandos pela UNFPA mostram algumas estatisticas recentes:
De acordo com dados oficiais:
⦁ 26,8% da população sexualmente ativa (15-64 anos) iniciou sua vida sexual antes dos 15 anos no Brasil;
⦁ Cerca de 19,3% das crianças nascidas vivas em 2010 no Brasil são filhos e filhas demulheres de 19 anos ou menos;
⦁ Em 2009, 2,8% das adolescentes de 12 a 17 anos possuíam 1 filho ou mais;
⦁ Em 2010, 12% das adolescentes de 15 a 19 anos possuíam pelo menos um filho (em 2000, o índice para essa faixa etária era de 15%).
A taxa de natalidade de adolescentes no Brasil pode ser considerada alta dadas as características do contexto de desenvolvimento brasileiro, sendo observado um viés de renda, raça/cor e escolaridade significativo na prevalência desse tipo de gravidez (adolescentes pobres, negras ou indígenas e com menor escolaridade tendem a engravidar mais que outras adolescentes)". (BRASIL. Fundo de População das Nações Unidas<http://www.unfpa.org.br/Arquivos/Gravidez%20Adolescente%20no%20Brasil.pdf> Acessso em: 20 de out. 2015.)
 Os dados apontados acima reafirmam os reais problemas que são enfrentados nas periferias e com as classes mais baixas. Estatísticas absurdas e que não observadas, e muitas vezes nem divulgadas em grandes meios de comunicação.

Referências:

ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia. Drogas nas escolas: versão resumida. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2005.

DAMIANI, Fernanda Eloisa. Gravidez na adolescência: a quem cabe educar?. Passo Fundo: UPF, 2015.

BRASIL. Fundo de População das Nações Unidas: <http://www.unfpa.org.br/Arquivos/Gravidez%20Adolescente%20no%20Brasil.pdf> Acessso em: 20 de out. 2015.)

Daiane Diênifer Farias  -  Email: daianefarias2311@gmail.com

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...